Nota da JPT sobre a ação da PM nos “rolezinhos”
Foi, mais um vez, explicitado o papel classista que tem nosso Judiciário, representante máximo da elite brasileira mais arcaica e a PM, cumprindo seu papel histórico de capitão do mato para com os pobres demonstrou todo sua truculência já conhecida
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
As Juventudes do PT da cidade e do estado de São Paulo vêm a público manifestar o seu repúdio à ação violenta e desmedida da Polícia Militar na expulsão dos jovens de dentro de determinado shopping da cidade.
Apesar de estar baseado em uma liminar, ela própria e a ação decorrente fere o princípio básico do direito de ir e vir e escancara o aparthaid social que vivemos hoje. Fruto da sociedade de consumo e da redução da desigualdade econômica dos governos pós-neoliberais, os jovens da nova classe trabalhadora e de baixa renda estão exercendo seu direito de manifestação pública, tal como, há muito tempo os jovens de classe média já fazem com seus “flash mob`s”, mas sem causar a reação preconceituosa que estamos vendo.
O ranço preconceituoso de nossa elite tomou grandes proporções a ponto de, mesmo sem nenhum caso de furto ou ação violenta por parte dos jovens, conseguir uma decisão judicial se basear em possíveis violações e caracterizar como “espaço impróprio” para essa manifestação.
Foi, mais um vez, explicitado o papel classista que tem nosso Judiciário, representante máximo da elite brasileira mais arcaica e a PM, cumprindo seu papel histórico de capitão do mato para com os pobres demonstrou todo sua truculência já conhecida.
A luta pela Desmilitarização da PM tem de se tornar pauta central do próximo período. Chegamos no esgotamento da “guerra civil” e da forte violência policial.
Parabenizamos, aliás, a posição sensata e corajosa do prefeito Fernando Haddad ao não criminalizar o movimento e afirmar que “os jovens necessitam de mais espaços públicos para usufruir e se manifestarem”.
*Erik Bouzan é Secretário Municipal da Juventude do PT da capital paulista
**Rogério Cruz é Secretário Estadual da Juventude do PT-SP