Papa substitui membros de comissão de supervisão do banco do Vaticano

Entre eles, está o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer; instituição esteve envolvida em casos de lavagem de dinheiro

Por Opera Mundi
Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (15/01) que foram substituídos quatro de cinco cardeais responsáveis pela supervisão do Instituto de Obras para a Religião (IOR), conhecido como banco do Vaticano. O órgão esteve, nos últimos anos, envolvido em denúncias de lavagem de dinheiro.

Entre os que foram substituídos, está o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, que chegou a ser cotado como um dos possíveis sucessores do hoje papa emérito Bento XV no conclave que elegeu Francisco. Além dele, saem do conselho os italianos Tarciso Bertone (considerado o braço direito de Bento) e Domenico Calcagno e o indiano Telesphore Toppo. Permanece, no entanto, o cardeal francês Jean-Louis Tauran.

A substituição foi feita pouco antes do fim do mandato dos membros da comissão.

Para os postos vagos, foram nomeados o secretário de Estado do Vaticano, o italiano Pietro Parolin, o cardeal canadense Christopher Collins, o austríaco Cristoph Schönborn e o espanhol Santos Abril y Castelló.

A comissão de supervisão do IOR é responsável por acompanhar as atividades econômicas e jurídicas do órgão e uma reforma no banco do Vaticano sempre foi considerada uma prioridade pelo papa Francisco, que pede “transparência” nas ações das instituições do país.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.