Terremoto de 6,4 graus deixa poucos danos em Porto Rico

Tremor, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, provocou poucos danos; moradores do litoral norte fugiram com medo de tsunami

Por Opera Mundi
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter atingiu Porto Rico no começo desta segunda-feira (13/01). O epicentro foi à meia-noite no mar do Caribe, a cerca de 100 quilômetros ao noroeste da capital San Juan. Apesar do tremor, houve poucos danos.

Com receio de que o terremoto viesse acompanhado de um tsunami - possibilidade que foi descartada desde o início - , alguns moradores do litoral norte, incluindo a maior área metropolitana da ilha, fugiram de carro antecipadamente rumo ao interior.

"As pessoas têm que estar conscientes que a qualquer momento um terremoto ainda muito maior pode acontecer e que sempre existe a possibilidade que gere um tsunami. Isso é uma realidade de Porto Rico e todo o Caribe", acrescentou Christa Von Hillebrandt, diretora do Centro de Tsunamis do Caribe, à agência Efe.

O último episódio de fortes tremores na ilha caribenha havia sido no dia 24 de dezembro de 2010, com uma magnitude de 5,4 graus, mas com epicentro na zona central da ilha. O fenômeno desta segunda aconteceu exatamente quarto anos após do devastador terremoto que deixou 300 mil mortos no Haiti.

Este foi um dos terremotos mais intensos que afetaram Porto Rico desde o tremor de 7,5 graus que, em 1918, provocou a morte de 116 pessoas. De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), a ilha tem registrado em sua história outros terremotos de grande magnitude, como em 1953 e em 1946, de 6,9 e 8,1 graus na escala Richter, respectivamente.

*Com Agência Efe




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.