Governo assume compromisso pelo emprego decente na Copa
Eventos serão realizados nas cidades-sede para identificar demandas e assegurar oportunidades no processo de preparação do evento
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) assumiu o compromisso pelo emprego e trabalho decente na Copa do Mundo de 2014. Até fevereiro, o Subcomitê para a Promoção de Trabalho Decente em Grandes Eventos realizará, nas cidades-sede do mundial de futebol, oficinas de promoção do trabalho decente. Nos dias 7 e 8 de janeiro, foi Porto Alegre (RS) a anfitriã do encontro, que teve participação da coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Simone Schäffer.
A SPM é um dos órgãos federais que compõem o Subcomitê, liderado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que faz parte do Comitê Executivo da Agenda Nacional do Trabalho Decente. As atividades do subcomitê têm como referência a Agenda Nacional de Trabalho Decente e o Plano Nacional de Trabalho e Emprego Decente.
A oficina em Porto Alegre reuniu representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, de empresas, sindicatos e organizações da sociedade civil. O encontro tem o propósito de identificar demandas a partir do diálogo com atores locais e assegurar oportunidades de trabalho e emprego gerados no processo de preparação e realização da Copa do Mundo, em conformidade com os compromissos assumidos pelo País relativos ao trabalho decente e à igualdade entre mulheres e homens.
As ações desenvolvidas têm o objetivo de assegurar o respeito aos direitos fundamentais no trabalho e promover iniciativas de inclusão laboral, capazes de transformar ocupações temporárias criadas no processo de preparação e realização da Copa em oportunidades de empregos permanentes e formais.
Confira a data e os locais das oficinas:
Cuiabá/MT
6 de dezembro
Porto Alegre/RS
8 de janeiro
Natal/RN
14 de janeiro (previsão)
Fortaleza/CE
17 de janeiro (confirmado)
Recife/PE
21 de janeiro (confirmado)
Belo Horizonte/MG
28 de janeiro (previsão)
Rio de Janeiro/RJ
30 de janeiro (previsão)
Salvador
Fevereiro (05 ou 06)
Brasília/DF
Fevereiro (a definir)