Chile decreta alerta em áreas atingidas por incêndios florestais
A intendência recomendou que a população não faça exercícios físicos nestes dias
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
O Chile decretou alerta em quatro regiões devido aos incêndios que atingem o país. De acordo com o presidente chileno, Sebastián Piñera, o alerta é preventivo, porém dá mais poderes e recursos para que o Ministério da Saúde possa desempenhar suas funções.
A medida impede a emissão de fumaça por indústrias, o que estava contribuindo para a contaminação do ar. O alerta foi emitido depois de várias áreas da capital, Santiago, terem sido invadidas por uma densa nuvem de fumaça provocada por três incêndios na zona central do país.
O governo decretou o alerta em Santiago e em outras regiões no centro do Chile para enfrentar os problemas ambientais provocados pelos incêndios florestais, que afetam a região metropolitana da capital, Valparaíso, Araucanía e a região de del Maule.
A Intendência de Santiago, uma das cidades mais poluídas da América Latina, costuma decretar alerta ambiental quando são registrados altos níveis de poluição no inverno, por meio do qual se restringem a circulação de veículos e a atividade da indústria. A intendência recomendou que a população não faça exercícios físicos nestes dias.