Maduro anuncia mudanças no gabinete após ministros colocarem cargos à disposição

De acordo com presidente venezuelano, todos os cargos foram entregues “para facilitar a renovação do governo"

Por Opera Mundi
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (09/01) mudanças em seu gabinete ministerial. Durante a tarde de hoje, o chefe de Estado escreveu em seu perfil na rede social Twitter que recebeu cartas de todos os ministros colocando seus cargos à ordem “para facilitar a renovação do governo neste ano que se inicia”.

O ministério da Indústria passará a ser conduzido pelo major general Wilmer Barrientos. O então dirigente da pasta, Ricardo Menéndez, passa a ser o novo ministro da Educação Universitária. O ministério de Educação, por sua vez, será assumido por Héctor Rodríguez, que manterá o posto de vice-presidente da área social.

Para Esportes, cuja pasta era dirigida pela esgrimista Alejandra Benítez, o presidente venezuelano designou o ex-jogador de beisebol e cantor, Antonio “El Potro” Álvarez, que foi candidato a prefeito de Sucre, em Caracas, nas passadas eleições municipais.

Os ministros de Cultura, Fidel Barbarito, Interior, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez Torres, Defesa, Carmen Meléndez, Comunicação, Delcy Rodríguez, e da Mulher, Andreína Tarazón, foram mantidos nos cargos.

Já o ministério do Despacho da Presidência será assumido por Hugo Cabezas, o da Juventude por Víctor Clark, enquanto o de Trabalho será conduzido por Jesús Martínez.

A substituição de ministros em sete pastas do gabinete foi anunciada por Maduro durante uma reunião com o Movimento pela Paz e Pela Vida, na qual se discutiam medidas para combater a insegurança no país.Os assassinatos da ex-miss Venezuela Mónica Spear e de seu ex-esposo, na última segunda-feira, comoveram o país e reascenderam o debate público sobre a violência.

Em declarações à imprensa nesta quinta, o diretor geral do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, José Sierralta, confirmou sete detenções de suspeitos e informou que quatro supostos envolvidos ainda são buscados. Segundo o Ministério Público, os detidos - quatro homens, uma mulher e dois adolescentes - foram presos com pertences das vítimas.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.