Exército dos EUA mata acidentalmente menino de 4 anos em operação no Afeganistão
Marines confundiram a criança com inimigo e abriram fogo, "por causa do mau tempo"
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Tropas norte-americanas no Afeganistão mataram acidentalmente um menino de quatro anos de idade em um tiroteio. Autoridades afegãs afirmaram nesta sexta-feira (10/01) que a "baixa visibilidade" confundiu os marines, que tomaram a criança por inimigo e abriram fogo.
"Havia muito pó por causa do mau tempo, o que fez com que os soldados pensassem que fossem um inimigo e disparassem", indicou Omar Zwak, porta-voz do governador de Helmand, no Afeganistão.
Um assessor da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que comanda as ações militares na área, informou que o caso será investigado e serão estudadas medidas para evitar a morte de civis.
Em outro incidente, dois oficiais da Otan e um funcionário civil foram mortos em um um acidente aéreo no Afeganistão. Até o momento, não há indícios do envolvimento de rebeldes na queda do helicóptero.
As relações entre Estados Unidos e Afeganistão se encontram em um momento tenso, depois que o presidente Hamid Karzai se recusou a assinar um acordo bilateral de segurança que aumentaria a presença de tropas norte-americanas — depois que grande parte do contingente militar internacional havia se retirado do país em 2013.
Para assinar o pacto, entre outras coisas, Karzai quer que os EUA encerrem todo tipo de operação militar unilateral. A maioria delas frequentemente causa morte de civis afegãos.