Antes de conferência de paz, oposição síria busca consenso em reunião na Espanha
Centenas de adversários de Assad deverão comparecer à reunião para buscar um acordo entre os opositores
Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Diversos grupos opositores ao governo sírio de Bashar Al Assad se reúnem nesta quinta-feira (09/01) na cidade espanhola de Córdoba. O encontro é promovido pelo Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação do governo espanhol e ocorre na Casa Árabe.
Espera-se que durante os dois dias de reunião entre 120 e 150 membros de partidos políticos, grupos da sociedade civil, líderes religiosos e sociais compareçam ao evento. A reunião tem como objetivo buscar um consenso da oposição síria antes da conferência de paz que ocorrerá em Genebra, na Suíça, no próximo dia 22 de janeiro.
A iniciativa foi apoiada por diversos países da comunidade internacional como parte dos esforços para encontrar uma saída negociada ao conflito sírio. A guerra civil na Síria completará três anos em março de 2014. Segundo contas do Serviço Europeu de Ação Exterior, até setembro do ano passado, o conflito causou cerca de 100 mil mortos, além de obrigar o deslocamento interno de 4 milhões de pessoas e a fuga do país de outros 2 milhões de sírios.
Segundo a ONU, do total de refugiados que se encontram instalados em seus campos de acolhida, um milhão são crianças. Por isso, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) estima que seja necessário o total de US$ 1 bilhão em doações para combater os problemas gerados pelos deslocamentos.