Prefeitura cobra providências para diminuir os alagamentos em Cubatão

Reunião nesta segunda-feira (6) foi no gabinete da prefeita Marcia Rosa

Por Prefeitura de Cubatão
Terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Apesar das ausências de representantes do Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da ferrovia ALL, a reunião convocada pela prefeita Marcia Rosa para a tarde desta segunda-feira (6) em seu gabinete permitiu tomar importantes decisões destinadas a reduzir o impacto das chuvas na infraestrutura urbana cubatense, em especial no núcleo Vale Verde, o mais atingido durante as chuvas deste final de semana.

Durante o encontro, a Prefeitura demonstrou que vem realizando as ações de limpeza de canais e galerias, mas o problema se dá no escoamento na saída desse conjunto residencial, junto à rodovia Padre Manoel da Nobrega.

A Ecovias, por sua vez, explicou que possui galerias adequadas e que o o represamento se dá sob o leito da ferrovia, de responsabilidade da América Latina Logística (ALL), onde os equipamentos possuem diâmetro muito menor que o necessário. Por isso, a Ecovias fará gestões junto à ferrovia para a correção imediata do problema. Independentemente disso, a empresa se comprometeu com um nova limpeza nas galerias sob a rodovia.

Diante dessa informação, a prefeita determinou à Procuradoria Geral do Município que notifique a ALL junto à Cetesb, pelos danos ambientais e prejuízos à população do bairro: "Não podemos concordar com essa omissão. Eles precisam corrigir essa situação urgentemente".

Canal

O revestimento do canal do Vale Verde deverá começar o mais rápido possível. Para isso, ficou acertada uma reunião com a Cetesb, nesta quarta-feira (8/1), para que sejam tomadas as medidas para agilizar o licenciamento ambiental da obra, que está em análise pelo órgão. "Trata-se de um investimento de R$ 2,5 milhões, que beneficiará toda a comunidade. A obra não pode ficar parada e, por isso, estamos solicitando à Cetesb o reexame dos documentos".

Onda Limpa

Outro assunto discutido foram os trantornos causados pelas obras do Programa Onda Limpa que afeta quase todos os pontos da Cidade. A Sabesp, representada pelo engenheiro Luiz Celso Ferreira Arruda, gerente da Unidade Cubatão, se comprometeu em realizar urgentemente, com suas próprias equipes de manutenção, a limpeza de bueiros e bocas-de-lobo entupidos por areia, cimento e detritos resultantes das obras do programa.

Reconhecendo os problemas causados, Luiz Celso explicou que a empresa teve problemas com licitações para obras complementares, mas espera resolver essas questões até o final deste semestre. Marcia Rosa lembrou que há anos vem cobrando a correção dos prejuízos causados durante os serviços realizados pelas terceirizadas da Sabesp, mas até agora muito pouco foi feito: "Caso não tenhamos soluções rápidas, não hesitarei em tomar todas as medidas, inclusive judiciais, para preservar os direitos de nossa população. São problemas graves e as consequências podem ser vistas durante o período de chuvas, com os alagamentos em todo o Município."

Desassoreamento - A prefeita voltou a cobrar as obras de desassoreamento dos rios da Cidade, de responsabilidade do DAEE, órgão do Governo do Estado. "O corrego Mãe Maria é mais um dos que estão comprometidos. Sem esse trabalho, por mais que atuemos nas ações de limpeza e manutenção, não conseguiremos evitar as consequencias de fortes chuvas como as do último sábado. Não podemos ver novamente acontecer a tragédia de fevereiro de 2013, quando a Cidade ficou embaixo d`água".




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.