Saiba como reaproveitar alimentos pós-ceia no almoço de Ano Novo

Nutricionista da Craisa indica como evitar o desperdício e dar novo destino às sobras por meio de receitas simples e saborosas

Por Portal Prefeitura de Santo André
Sábado, 28 de dezembro de 2013


Como as ceias de Natal e de Ano Novo costumam ser fartas, muitos alimentos que não são consumidos acabem sendo descartados. Para evitar o desperdício, já pensou em receitas com as sobras da noite anterior? Pode ser para complementar o prato principal ou a sobremesa, basta usar a criatividade. É isso que a nutricionista Alessandra Yumi Ito Gomes, propõe: usar o frango e as frutas que não foram consumidos para deixar a mesa do almoço cheia e saborosa.

Encarregada do Banco Municipal de Alimentos da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), a especialista sugere um prato que pode servir até quatro pessoas: a Salada da de Frango. Para ser elaborada serão necessários: duas xícaras (chá) de macarrão parafuso ou penne; uma cenoura pequena ralada; uma xícara (chá) cheia de frango assado desfiado; um tomate picado; duas colheres (sopa) de folhas de manjericão; duas colheres (sopa) de óleo; sal e suco de limão a gosto.

Qualquer pessoa é capaz de preparar, garante Alessandra. “Cozinhe o macarrão em água e sal pelo tempo recomendado na embalagem, escorra e repasse em água fria reservando em seguida. Bata no liquidificador o manjericão, óleo, suco de limão e sal a gosto, despeje ao macarrão e acrescente o restante dos ingredientes”. Como dica para este prato, ela recomenda a utilização de macarrão integral para tornar a receita ainda mais saudável.

Mangas podem ser reaproveitadas para o ponche do dia seguinteOutra opção recomendada pela nutricionista é o Ponche Saudável. Para ser preparado, vai precisar de: um litro água filtrada; um litro de água gaseificada; três colheres (sopa) açúcar; duas xícaras (chá) erva cidreira; duas xícaras (chá) cascas de frutas (abacaxi e maçã); duas xícaras (chá) abacaxi em cubos; meia unidade de melão em cubos; duas xícaras (chá) maçã em cubos; duas xícaras (chá) uva (sugestão: Itália); duas unidades de manga picadas em cubos; uma xícara (chá) hortelã picado; uma unidade pequena de beterraba em cubos; e duas unidades de goiaba vermelha em cubos.

Alessandra ensina lavar as frutas e ervas, reservando em seguida. “Ferva água filtrada junto com a beterraba, a erva cidreira e as cascas por aproximadamente dez minutos até formar um chá. Acrescente as frutas picadas e o açúcar e tampe por mais dez minutos. Por último, acrescente as folhas de hortelã picadas e deixe resfriar na geladeira”, explica a profissional. A dica, antes de servir, é acrescentar água gaseificada. Também é possível substituir por frutas da época.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.