Em 2014 Daniel Dias quer repetir desempenho dos Jogos Paralímpicos
Atleta conquistou 15 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012); Dez foram de ouro
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, em 24 de maio de 1988, Daniel Dias é o maior nadador paraolímpico da história do Brasil. Superando as limitações do parto — ele nasceu sem as mãos e também sem um dos pés — ele descobriu na natação o esporte que seria responsável por mudar sua vida.
Em apenas duas edições dos Jogos Paralímpicos — Pequim-2008 e Londres-2012 — o brasileiro conquistou 15 medalhas, das quais 10 foram de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Em Londres-2012, Daniel Dias venceu todas as seis provas que disputou.
Suas marcantes participações nos Jogos Paralímpicos renderam ao paulista uma honraria que até hoje nenhum atleta do País conseguiu, seja em modalidades olímpicas ou paraolímpicas. Em 11 de março de 2013, Daniel Dias foi agraciado, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, com o Prêmio Laureus de Para-Atleta do Ano, considerado o “Oscar” do esporte mundial. Com isso, Daniel Dias, que já havia recebido a premiação em 2009, se tornou o único brasileiro dono de dois troféus Laureus. Além dele, apenas o ex-jogador de futebol Ronaldo, o skatista Bob Burnquist e Pelé foram agraciados com a premiação entre os atletas brasileiros.
O nadador recebeu a equipe do Portal Brasil 2016 no Clube de A. D. São Caetano, em São Paulo, onde ele se prepara para as competições. Daniel falou sobre sua carreira, sobre a importância da Bolsa Atleta Pódio e sobre suas expectativas para competir em casa nos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. Ele revelou também sua paixão por bateria e se emocionou ao falar da esposa e do filho, que está para nascer, em março de 2014.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo: