Tepco criará empresa para demolir Usina de Fukushima
Inicialmente, a Tepco havia decidido demolir apenas os setores que abrigam os quatro reatores, mas a companhia decidiu destruir as seis construções depois de tê-las usado como áreas de pesquisa para desenvolver tecnologias de extração do combustível
Sábado, 21 de dezembro de 2013
A Tpeco (Tokyo Electric Power), operadora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, anunciou nesta sexta-feira (20) a criação de uma empresa que deverá se encarregar exclusivamente da demolição da central de Fukushima, atingida por um tsunami em março de 2011. A criação dessa empresa foi recomendada por um comitê de especialistas selecionados pela Tepco para melhorar a gestão do local. A previsão é a de que a desativação completa da central demore no mínimo 40 anos.
Desde o tsunami de 2001, diversos incidentes ocorreram na central, apesar das autoridades japonesas afirmarem que a situação é estável na usina. O objetivo dessa modificação estrutural é organizar de forma mais eficaz o cronograma das obras da central, destruída pela catástrofe que deixou quase 16 mil mortos. A empresa será dirigida por Naohiro Masuda, o funcionário que supervisionou a estabilização da segunda usina da Tepco atingida pelo tsunami, Fukushima Daini.
Inicialmente, a Tepco havia decidido demolir apenas os setores que abrigam os quatro reatores, mas a companhia decidiu destruir as seis construções depois de tê-las usado como áreas de pesquisa para desenvolver tecnologias de extração do combustível.