Em Cubatão, agentes de Vigilância Ambiental em Saúde fazem trabalho educativo nas escolas municipais

Objetivo é promover a reflexão sobre questões como a desratização e a prevenção e controle da dengue

Por Prefeitura de Cubatão
Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Graças a uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e de Saúde, cerca de 900 crianças de 4 e 5 anos de idade estão refletindo na escola sobre questões de saúde pública como a desratização e a prevenção e controle da dengue.

Denominado Educação em Saúde na Escola, o projeto é desenvolvido por oito Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde, que visitam duas vezes por semana as escolas municipais para conscientizar as crianças através de ações educativas e lúdicas, como rodas de conversa, jogos e brincadeiras.

Este ano, as atividades foram realizadas em outubro e novembro nas Unidades Municipais de Ensino (UMEs) Estado do Pará (Vila dos Pescadores), Estado de Goiás (Jardim 31 de Março), Estado de Minas Gerais (Vila Nova), Estado de Santa Catarina (Vila Esperança) e Estado do Acre (Cota 200).

Desenvolvido sob a coordenação da Profª Drª Ana Lucia de Mello, responsável pela área de Ciências Naturais e de Educação Ambiental, do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Seduc, o projeto teve início em 2012, quando após quatro encontros de formação, um grupo de oito agentes foi designado a promover dentro da escola a ação educativa do projeto.

Na ocasião, o projeto ainda era experimental e atingiu alunos das UMEs Estado do Pará (Vila dos Pescadores), Padre José de Anchieta (Jardim Costa e Silva) e Maria do Rosário Lopes Franco (Conjunto Rubens Lara). Como conseguiu atingir os objetivos, teve nova edição em 2013.

Autoestima - O contato com as crianças ajudou as agentes a mudarem de postura diante da população. Segundo Ana Lúcia, após a formação as próprias agentes melhoraram a autoestima e mudaram o comportamento nas visitas domiciliares de rotina. "Antes, elas se sentiam invisíveis para a comunidade. Agora perceberam sua função educativa e assumiram uma nova postura em suas visitas de orientação nos domicílios", disse. Vale lembrar que além da atividade lúdica nas escolas elas permanecem em campo no combate à dengue e demais doenças três dias por semana.

Apresentação - Diante dos resultados positivos obtidos, a equipe de Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde esteve no dia 3 de dezembro em Santo André para apresentar o projeto desenvolvido nas escolas para funcionários da Secretaria de Saúde daquele município, acompanhada pela professora Ana Lúcia. E na próxima quinta-feira, dia 19, às 9h, elas estarão no Sintracomos (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos), que fica na Avenida Joaquim Miguel Couto, nº 337, para apresentar os resultados aos colegas da Secretaria Municipal de Saúde.

Expansão em 2014 - Segundo Ana Lúcia, o projeto deve ser expandido em 2014, atingindo todas as escolas de Educação Infantil II (4 e 5 anos) e ainda as crianças do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.