Prefeitura de São Paulo inaugura nesta quarta-feira (11) primeira unidade da Rede Hora Certa

Unidade Freguesia do Ó/Brasilândia oferecerá consultas, exames de apoio diagnóstico e cirurgias eletivas

Por Secom São Paulo
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


A Prefeitura de São Paulo inaugura, nesta quarta-feira (11), a Rede Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia, na Zona Norte, primeira unidade fixa entregue das seis previstas para este ano. O evento contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Jr. Na próxima semana, a Prefeitura inaugurará mais cinco unidades: Hora Certa M`Boi Mirim I e II, Hora Certa Itaim Paulista, Hora Certa Penha e Hora Certa Lapa.

Com capacidade de oito mil atendimentos por mês e custeio de 1 milhão, a unidade contará com 15 especialidades médicas, sendo que dez já estão em pleno atendimento, são elas: Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Proctologia e Urologia . As demais serão implementadas, gradativamente, até fevereiro, são elas: Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia.

“A Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia foi instalada onde antes funcionava uma Assistência Médica Ambulatorial Especialidades e realizava, em média, sete mil consultas/mês. Com a implementação a unidade passará a ofertar, em torno, de novo mil consultas/mês. Serão duas mil consultas a mais realizadas na unidade”, explica Filippi.

O equipamento também oferece 11 tipos de exames: colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, histeroscopia diagnóstica, holter, monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA), nasofibroscopia, radiologia, teste ergométrico e ultrassonografia. Com isso, a média mensal de realização de exames vai de 1.500 para 2.200, resultando em 700 exames a mais.

Além disso, o Hora Certa Freguesia do Ó/Brasilândia contará com duas salas cirúrgicas e leitos de recuperação pós-anestésico para oferta de cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, oftalmológica, ortopedia, otorrino, proctologica e urologia com capacidade de 300 procedimentos/mês, em média.

“A Rede Hora Certa trouxe um novo modelo de atenção a Saúde na cidade, o conceito de integralidade. Nas unidades Hora Certa os usuários poderão passar por consultas com especialistas, realizar exames solicitados por esses especialistas e, se necessário, uma eventual cirurgia, tudo em uma mesma unidade”, explica o secretário Filippi.

Ainda segundo Filippi, a Rede colabora na otimização do tempo de espera para realização dos procedimentos. “As ações Hora Certa agilizam o atendimento e ajudam na reestruturação da rede de Atenção Básica (UBSs) da cidade”.

A Prefeitura irá entregar até 2016, 32 unidades da Rede Hora Certa.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.