CUT declara solidariedade ao Bom Senso Futebol Clube

Movimento composto por jogadores dos principais times nacionais exige fim da manipulação do calendário das partidas pela mídia e patrocinadores

Por CUT São Paulo
Segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


O Futebol é o esporte mais popular do País, elemento da identidade cultural nacional que cativa milhares de brasileiros e brasileiras no dia a dia e em momentos de participação em torneios internacionais da Seleção canarinho.

Tudo isso faz desse esporte fonte de lucro de grandes empresas de diversos segmentos econômicos: de fabricantes de materiais esportivos a grandes patrocinadores como bancos, empresas de telefonia, automobilística, entre tantas outras, mas principalmente as grandes emissoras de TV que impõem dias e horários de jogos conforme seus interesses privados, contrário aos direitos dos torcedores e dos trabalhadores que atuam na realização das partidas.

Recentemente jogadores dos principais times nacionais deram início ao movimento Bom Senso Futebol Clube. Exigem, a bem do espetáculo e em respeito ao público, um calendário mais racional dos jogos nos diversos torneios, garantindo o direito dos trabalhadores ao descanso.

Da mesma forma, o Bom Senso Futebol Clube exige também um calendário que atenda aos clubes de menor potencial financeiro, garantindo atividade durante o ano todo, mantendo assim milhares de empregos e salário a jogadores, técnicos, e outros trabalhadores envolvidos no futebol.

O Bom Senso Futebol Clube externou sua posição ao protestar, no início de inúmeras partidas, como nas greves “braços cruzados; máquinas paradas” rememorando a mesma forma de luta do operariado que movimentou o novo sindicalismo no final dos anos 70 e que fundou a CUT em 1983.

Trata-se da maior mobilização de jogadores de futebol na História, com amplitude e dimensão jamais alcançada.

Entendemos que as grandes empresas de comunicação não podem deter um poder sem qualquer tipo de regulação no país, manipulando o calendário do futebol, bem como os fatos cotidianos da economia e da política.

Por tudo isso nós, da Central Única dos Trabalhadores, somos totalmente solidários ao Bom Senso Futebol Clube e nos colocamos inteiramente à disposição para colaborar com esse importante movimento pelos direitos dos trabalhadores à manutenção do emprego e ao descanso, em defesa da qualidade do espetáculo ao povo brasileiro.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.