Câmara: Benedita comunica decisões do Parlasul em Montevidéu
“Até o momento apenas o Paraguai escolhe seus representantes pelo voto direto. Os integrantes do Parlasul são indicados entre os parlamentares eleitos para os respectivos parlamentos”, explicou a parlamentar petista
Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a sua participação, juntamente com outros parlamentares brasileiros, da reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.
De acordo com a parlamentar petista, “uma das principais decisões foi a escolha da nova Mesa Diretora do Parlasul e que elegeu o senador brasileiro Roberto Requião (PMDB-PR) para a vice-presidência, com mandato de um ano”. Foi confirmado na presidência do Parlasul o parlamentar uruguaio Rubén Martínez Huelmo.
Outra decisão do Parlasul, acrescentou Benedita da Silva, foi a aprovação de uma recomendação ao Conselho do Mercado Comum, órgão decisório máximo do Mercosul, para estender até 31 de dezembro de 2020 o prazo para a realização de eleições diretas para a escolha de parlamentares do bloco em cada um dos cinco países membros (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).
“Até o momento apenas o Paraguai escolhe seus representantes pelo voto direto. Os integrantes do Parlasul são indicados entre os parlamentares eleitos para os respectivos parlamentos”, explicou a parlamentar petista.