![](/imag/vinheta/noticia.png)
MG comemora os 65 anos de extensão rural no Brasil
Na ocasião, será realizada a Mostra da Extensão Rural, que contará com 13 espaços institucionais
Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Nesta sexta-feira (6), Dia Nacional do Extensionista Rural, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) comemora os 65 anos da Empresa e da extensão rural no Brasil.
Na ocasião, será realizada a Mostra da Extensão Rural, que contará com 13 espaços institucionais, entre eles o do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A mostra ficará aberta aos visitantes das 8h30 às 17h30, na Cidade Administrativa, sede oficial do governo de Minas Gerais, e terá 90 barracas de produtos de agricultores familiares de todas as regiões do estado.
O evento é realizado pela Emater-MG e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
No local, a Asbraer realiza reunião extraordinária e palestras sobre extensão rural. Na parte da manhã, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, fala sobre Perspectivas do Governo Federal sobre a Agência Nacional de Ater (Anater).
Organização
“Após quase duas décadas, o governo federal passa a ter uma entidade que vai organizar o serviço de Ater no País com foco no sistema público estatal. Há, também, um sistema não governamental muito forte”, avalia o diretor do Dater.
“Nossa expectativa é ampliar a oferta de assistência técnica e extensão rural e melhorar a qualidade do serviço. Vão ganhar o estado brasileiro (governos federal, estadual e municipal) e o conjunto dos agricultores”, afirmou Argileu.
Segundo ele, ao olhar as organizações sociais no Brasil, percebe-se a importância estratégica desse serviço de extensão rural ao longo desses 65 anos.
“O rural brasileiro e o Brasil mudaram. Vencemos um estereótipo de agricultor pobre e sem conhecimento para chegar ao perfil do agricultor que produz e que responde pela segurança alimentar do país”, pontua Silva.
Serviço:
Mostra da Agricultura Familiar
Data: 06/12
Local: Térreo do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa – Belo Horizonte/MG
Horário: 8h30 às 17h30.