No México, Brasil conquista cinco medalhas no pentatlo moderno
Apesar dos pódios, as vagas da América do Sul para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014 da China vão para Venezuela e Chile
Terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Todos os três brasileiros presentes na seletiva americana do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 subiram no pódio da competição. Na disputa entre os sul-americanos, que aconteceu neste fim de semana, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no México, Brenna Lima conquistou a prata no evento individual feminino e Victor Barbosa e Gabriel Sasaqui a prata e o bronze, respectivamente, no masculino. No revezamento misto, Brenna e Gabriel conquistaram duas medalhas: o ouro sul-americano e o bronze pan-americano.
Na disputa continental, que aconteceu em Acapulco, estavam em jogo quatro vagas para a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, na China. Duas eram destinadas aos países das Américas do Norte e Central (Norceca) e as outras duas para os sul-americanos. Como apenas os campeões dos eventos individuais carimbavam seus passaportes para a competição no país asiático, a busca pela vaga para os brasileiros foi adiada para as outras seletivas que ainda vão acontecer no primeiro semestre de 2014.
Nos três dias da seletiva no México, estiveram presentes 58 pentatletas (29 em cada disputa). Além de 10 países do continente (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana e Venezuela), a Hungria também enviou representantes (4), mesmo sem poder conquistar uma das vagas em jogo para Nanquim 2014.
Na classificação geral individual entre as mulheres, Brenna Lima ficou em 10º, com 3.648 pontos. Entre os homens, Victor Barbosa foi o 13º (4.356) e Gabriel Sasaqui, o 15º (4.240). No pódio sul-americano feminino, a chilena Javiera Rosas ficou com o ouro e a vaga para Nanquim 2014 (3.944) — no geral, ela foi a 5ª — e a argentina Ailen Cisneros (3.584) faturou o bronze. Entre os homens, o venezuelano Berengerth Sequera levou o ouro e a vaga (4.424) — na classificação geral, ele ficou foi o 12º.
vagas definidas
Na disputa Norceca, a vaga para Nanquim 2014 entre as mulheres foi para a guatemalteca Isabel Brand (4.112) — 2ª na classificação geral. No masculino, quem se classificou para a competição do ano que vem na China foi o mexicano Ricardo Vera (4.832) — que teve o melhor desempenho dentre todos os homens da disputa individual masculina.
No revezamento misto, que encerrou o torneio no domingo, o Brasil teve uma dupla dentre as 20 presentes no evento. Na classificação geral, Brenna e Gabriel ficaram em 6º, com 4.252 pontos somados. Entre os sul-americanos, os brasileiros encabeçaram o pódio e tiveram a companhia de duas duplas argentinas: Ailen Cisneros e Vicente Lima, que conquistaram a prata, e Rocio Velasquez e Manuel Armanazqui (bronze). Dentre todos os países do continente, apenas duas duplas ficaram à frente da brasileira, ambas mexicanas: Luis Cruz e Martha Derrant (ouro) e Maria Ramirez e Andreas Garza (prata).
Com a seletiva americana para os Jogos Olímpicos da Juventude da China, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) encerra as qualificações continentais para o torneio. Até o momento, já foram definidas 18 das 48 vagas da modalidade para a competição. Os donos das outras 30 serão conhecidos no próximo Mundial Jovem, em maio, na Hungria, e no ranking mundial Jovem de junho de 2014.
Podem concorrer a uma vaga do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014, os pentatletas nascidos de 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 1999. Ou seja, aqueles que no momento do torneio, tenham entre 15 e 18 anos. Cada país só poderá classificar até dois nomes (um em cada evento). Austrália, China, Coreia do Sul, Egito e Rússia já atingiram essa marca.
Na primeira edição do torneio, em 2010, em Cingapura, o Brasil também alcançou a cota máxima por país na competição, sendo representado por Mariana Laporte e William Muinhos. Mariana, hoje com 19 anos, ficou em 24º, e William (20) em 17º.
Pentatletas já classificados para Nanquim 2014:
Feminino (9)
Aurelija Tamasauskaite (Lituânia)
Eilidh Prise (Inglaterra)
Adelina Ibatullina (Rússia)
Danni Wei (China)
Boyoung Kim (Coreia do Sul)
Marina Carrier (Austrália)
Sondos Aboubakr (Egito)
Isabel Brand (Guatemala)
Javiera Rosas (Chile)
Masculino (9)
Danila Glavatskikh (Rússia)
Gianluca Micozzi (Itália)
Soma Tomaschof (Hungria)
Shuhuan Li (China)
Gilung Park (Coreia do Sul)
Max Esposito (Austrália)
Sherif Nazeir (Egito)
Ricardo Vera (México)
Berengerth Sequera (Venezuela)