Marco Aurélio participa de reunião de anúncio de loteamento para ex-moradores do Pinheirinho
O loteamento contará com uma infraestrutura adequada para atender as necessidades dos moradores, como creche, escola e um centro comercial
Terça-feira, 3 de dezembro de 2013
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) participou neste fim de semana de uma reunião entre a Prefeitura de São José dos Campos e os ex-moradores do Pinheirinho.
O encontro contou com a presença do prefeito Carlinhos Almeida (PT), vereadores da cidade, secretários da administração municipal e lideranças do movimento sem-teto.
O encontro teve como objetivo apresentar o projeto habitacional que vai abrigar as 1.700 famílias retiradas da área. Localizado próximo às rodovias Carvalho Pinto e Tamoios, o loteamento Pinheirinho dos Palmares custará R$ 163,2 milhões e será pago pelos governos federal e estadual.
A Prefeitura de São José abrirá mão dos impostos municipais.
O loteamento contará com uma infraestrutura adequada para atender as necessidades dos moradores, como creche, escola e um centro comercial.
A previsão é que as obras comecem ainda neste mês e sejam concluídas em até dois anos.
Benefícios
Além da moradia, os ex-moradores do Pinheirinho foram comunicados que a empresa responsável pela construção das casas e a prefeitura vão oferecer vagas de empregos para eles no projeto, em atividades ligadas à construção civil.
Eles também serão inseridos no Cadastro Único e poderão ter direito aos benefícios do programa Bolsa Família, da tarifa reduzida e de outros programas sociais.
“Acompanhei o sofrimento dessas pessoas que foram retiradas de suas casas de forma desumana, deixando para trás o que construíram durante anos. Fico feliz que, depois de muita luta, eles terão o direito de viver com dignidade, em um local com uma infraestrutura adequada”, disse o deputado.
Enquanto as obras não são concluídas, os ex-moradores do Pinheirinho ainda moram em casas de aluguel. Desde a desocupação eles recebem um auxílio do governo estadual para pagar a moradia, porém, o valor seria insuficiente para o aluguel de imóvel em São José dos Campos.
Marco Aurélio vai fazer uma indicação ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que o valor seja reajustado.