Prefeitura realiza oficinas sobre Plano Nacional Juventude Viva

Evento de Adesão ao Plano Nacional de Juventude Viva, ocorre no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 10 horas

Por Imprensa prefeitura município de Osasco
Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


Com o intuito de promover a mobilização e a sensibilização da sociedade civil e do poder público municipal de Osasco contra o racismo e a cultura de violência sofrida pela juventude negra, ocorreram na última quinta e sexta-feira, dias 28 e 29/11, alguns debates e oficinas relativos o tema. Dirigidas por Juliana Kitanji, articuladora do Plano Nacional de Juventude Viva para o Estado de São Paulo, essas duas oficinas fazem parte das ações que estão sendo desenvolvidas em Osasco, precedendo a adesão do município ao Plano Nacional Juventude Viva.


Para a Sociedade Civil

A primeira oficina, realizada na quinta-feira, dia 28/11, reuniu vários representantes da Sociedade Civil Organizada em prol da discussão e da sensibilização contra o racismo e a violência contra a juventude negra. Nesse dia, orientados por Kitanji, os representantes mostraram suas angústias e dissabores das ações racistas contra os jovens negros, assim como apontaram algumas direções para a própria sociedade, tais como mudanças de atitude frente a ações pessoais ou institucionais que objetivamente firam a integridade dos jovens, principalmente os negros.

“A intenção é desconstruir a cultura de violência, real e simbólica, existente hoje contra a juventude”, explicou Juliana Kitanji. Segundo ela, desde o século XIX que essa cultura interfere na vida de muitos jovens negros, que sofrem abusos de setores da sociedade, até mesmo de certos poderes públicos. “Pessoas e instituições ainda possuem reações preconceituosas, estereotipando os jovens e sua cultura”, comentou.

Para o Poder Público,

Dessa forma também foram orientados os trabalhos realizados com os representantes do poder público de Osasco no dia 29/11. Com a participação de gestores de várias secretarias e órgãos municipais, foram realizadas novas dinâmicas e discussões para a sensibilização desse setor em Osasco. Os próprios representantes levantaram questionamentos quanto aos preconceitos velados existentes em todos os setores da sociedade, em particular, também no setor público. “Foi interessante, pois percebemos que nem sempre esse assunto está totalmente encerrado nas mentes de todos”, disse a articuladora da Secretaria Nacional de Juventude. “Somente mexendo na ferida é que trazemos à tona as oportunidades de curá-la”, encerrou.

Dentre os objetivos das oficinas inseriram-se os seguintes temas: oferecer os conceitos básicos e informações relevantes sobre juventude, racismo, relações raciais, racismo institucional, violências e direitos na vida da Juventude Negra; refletir sobre as ações possíveis para a prevenção e enfrentamento à violência contra a juventude negra; estimular a elaboração de planos de ações de cada área e ou coletivos para o enfrentamento desta problemática; estimular o diálogo e a cooperação com a sociedade civil; criar ambiência para elaboração do Plano Municipal de enfrentamento à violência contra a juventude negra; estreitar a relação entre articuladores e gestores e criar mais confiança para o desenvolvimento do trabalho nos territórios.

Adesão ao Plano Nacional de Juventude

Todas essas ações precedem o evento de adesão do município de Osasco ao Plano Nacional Juventude Viva, que irá ocorrer no próximo dia 11 de dezembro, na Sala Osasco, na própria Prefeitura. O Plano é uma iniciativa do Governo Federal e tem a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Além da adesão ao Plano, a Prefeitura de Osasco também visa a consolidação da Coordenadoria de Juventude, que desenvolverá trabalhos voltados à essa parcela da população osasquense.

Serviço:

Evento de Adesão ao Plano Nacional de Juventude Viva
Dia: 11 de dezembro de 2013
Horário: das 10h às 12h
Local: Sala Osasco
Av. Bussocaba, 300 - Vila Campesina - Osasco




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.