![](/imag/vinheta/noticia.png)
Conferência de Saúde prossegue neste fim de semana em Santo André
Encontro, que traçará plano da área para os próximos quatro anos, festeja os 21 anos de participação popular do SUS
Sábado, 30 de novembro de 2013
ficialmente aberta nesta sexta-feira (29) à noite, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, a 13ª Conferência Municipal de Saúde prossegue neste sábado (30) e domingo (1º), no auditório do Colégio da Fundação Santo André. Na pauta de discussão, as diretrizes e prioridades do SUS (Sistema Único de Saúde) para os próximos quatro anos na cidade.
“A Saúde entrou na agenda política de discussões dos gestores, mas nem sempre é classificada como prioridade pelos governantes municipais e estaduais. Aqui, além de reivindicações e discussões do SUS como controle social, temos de buscar o caminho para solução dos problemas”, afirmou o titular da Pasta andreense, o médico Homero Nepomuceno Duarte.
Para exemplificar, o secretário de Saúde apontou que um dos principais problemas reconhecidos hoje pelos gestores públicos gira em torno da formação de profissionais na área médica. “Leva-se cerca de nove a 12 anos, a depender da especialização, para um médico se formar. O que estamos sentindo somente agora”, disse Homero.
E o gestor acrescentou que o programa Mais Médicos, do governo federal, neste caso, chegou para aliviar a situação no País. “Santo André, assim como outros municípios, teve a sensibilidade para aderir o programa”, ressaltou. Na plateia, os sete profissionais cubanos, que chegaram recentemente para trabalhar na rede de atenção básica, acompanharam atentos à fala do secretário. Antes, foram bastante aplaudidos pelos convidados e autoridades presentes.
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, defendeu a discussão regional da Saúde, inclusive nestes dois dias de trabalho. “Não podemos olhar o município como uma ilha isolada. No Grande ABC, temos em aproximadamente 20 milhões de habitantes. Temos de ter uma política regional”, afirmou. À mesa, o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, que também coordena o GT (Grupo de Trabalho) de Saúde, do Consórcio Intermunicipal.
TRABALHO – Das 36 propostas do plano original elaborado pelo governo municipal, foram acrescidas 143 indicações durante as 11 pré-conferências realizadas com os usuários em outubro, em seis regiões da cidade, além de vários segmentos da Saúde. “Uma conferência democrática com a participação cidadã”, recomendou Homero, que participará dos três dias intensos de trabalho.
No último dia de atividade, neste domingo (1º), ocorrerá também a eleição da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde, referente ao mandato 2014-2016. Os 346 delegados que concorrem ao pleito são representantes dos segmentos de usuários (150), trabalhadores de saúde (75), governo/prestadores de serviços (75) e do Conselho Municipal de Saúde (46). Eles foram escolhidos durante as 11 pré-conferências.
13ª Conferência de Saúde
Datas – sábado (30) e domingo (1º)
Horário – das 8h às 16h (30) e 8h30 às 13h (1º)
Local – Auditório do Colégio Fundação Santo André (Avenida Príncipe de Gales, 821. Bairro Príncipe de Gales).