Em encontro com a juventude, prefeito Jorge Lapas recebe propostas de diretrizes para coordenadoria

Sugestões foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho da Juventude, que tem representantes de diversos segmentos de jovens da cidade. “Temos um canal de diálogo permanentemente aberto”, afirmou Lapas durante o evento

Por Secom Prefeitura de Osasco
Sexta-feira, 29 de novembro de 2013



"A importância do rumo da Coordenadoria da Juventude está dada. Temos um norte agora. Seu papel será fazer com que essas propostas se viabilizem”. Foi com essas palavras que o prefeito Jorge Lapas definiu documento que lhe foi entregue, na noite de quinta-feira, pelo Grupo de Trabalho da Juventude, trazendo propostas de diretrizes para a consolidação da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Osasco.

A entrega aconteceu durante o evento "Trocando Ideia com a Juventude", que reuniu cerca de 170 jovens, pertencentes aos mais variados segmentos sociais. Antes de ouvir as palavras do prefeito, eles acompanharam um resumo das propostas, apresentado pelo coordenador do Grupo de Trabalho da Juventude, Antônio Dantas.

O grupo foi formado após as reuniões em que Lapas chamou a juventude para participar de sua administração, visando principalmente definir, por meio da gestão democrática, como vai atuar a coordenadoria criada especificamente para atuar nas políticas públicas voltadas a essa parcela da população. Ele conta com a participação de representantes dos diversos segmentos de jovens da cidade, que trabalharam na elaboração da proposta.

Durante o evento, representantes dos segmentos da juventude também falarem sobre as diretrizes Fizeram uso da palavra Lucas Daniel, da Pastoral da Juventude da Diocese de Osasco; Mukenbo, representante dos povos e matrizes africanos; Vitória, do movimento das mulheres; Nilton Ferreira, do movimento contra o aumento; Mateus Grossi, do movimento estudantil e do Grêmio da Escola Estadual Vicente Peixoto; e Kitanji, membro do Conselho Nacional da Juventude e articuladora do Projeto Juventude Viva, do governo federal.

Após a apresentação, Lapas explicou que parte das demandas já estão contempladas em seu plano de governo. É o caso, por exemplo, da criação de um cursinho pré-vestibular gratuito. “Já estamos em tratativas com a Unifesp para viabilizá-lo no campus Osasco. Já as que não estiverem contempladas dentre nossas futuras ações serão trabalhadas para isso. O importante é que criamos, com todo esse processo, um canal de diálogo permanente com a juventude. Inclusive, esse plano não para por aqui. Outras ideias podem ser incorporadas a partir de novas discussões”, completou o prefeito.

Ele destacou ainda que está em andamento a escolha de uma sede para a coordenadoria. “Nossa intenção é que seja um espaço fora do Paço Municipal, para que tenha múltiplos usos por nossa juventude”, completou, acrescentado ainda que, em breve, será anunciado o coordenador da Juventude da prefeitura.

Também participaram do evento os membros do Grupo de Trabalho da Juventude – Cintia Sales, Clareana Cunha, Aitam Camilo, Cintia Franco, Gabriel Martiniano, Lucia Martins, Samuel Batista, Michele Rodrigues, Marli Aguilar, Cristiane Valim, Glaucia, Waldenir, Lilian, Mônica Araújo e Andrea Ricciardi.

O encontro foi prestigiado ainda pelo deputado estadual Marcos Martins, pelos os secretários municipais Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Fábio Yamato (Cultura), Gelso de Lima (Indústria, Comércio e Abastecimento), Roberto Trapp (Comunicação), Carlos Marx (Meio Ambiente) e André Santiago (Segurança e Controle Urbano), pelo presidente da CMTO, Paulo Arnoni; pelo presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo e pelos vereadores Batista Comunidade e Karen Gaspar.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.