Agência de risco reduz nota da Holanda e eleva perspectiva da Espanha

S&P avaliou o desempenho da economia dos dois países; Fitch já havia melhorado a cotação dos ibéricos

Por Opera Mundi
Sexta-feira, 29 de novembro de 2013


A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor`s) removeu uma das poucas cotações AAA (nota máxima) restantes da zona do euro nesta sexta-feira (29/11) , reduzindo o rating da Holanda para "AA+". Em compensação, melhorou a nota da Espanha para estável. A agência considerou de maneira positiva os efeitos das medidas de austeridade na reforma das finanças públicas, mesmo que isso tenha gerado forte desemprego.

Segundo a S&P, a decisão em relação à Holanda, que deixa Alemanha, Luxemburgo e Finlândia como os únicos países no bloco de moeda única com a maior classificação de crédito, deveu-se à piora das perspectivas de crescimento. Tanto a Moody`s quanto a Fitch, outras duas das principais agências do ramo, ainda classificam a Holanda como "triplo A".

A S&P informou esperar que a economia holandesa irá contrair 1,2% em 2013, e vê crescimento real do PIB de 0,5% em 2014, acelerando para 1,5% até 2016.

Já a Espanha, cujos ratings tem sido reduzidos nos últimos dois anos conforme o país luta para resgatar bancos e governos regionais, teve sua a nota revisada para cima graças ao aumento da projeção de crescimento de 2014, agora de 0,7% ante 0,5% esperado anteriormente.

A S&P é a segunda das principais agências de crédito a elevar a perspectiva para o país em menos de um mês após a Fitch também ter melhorado a perspectiva para "estável", ante "negativa", no início de novembro.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.