CUT e Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários, recebem homenagens na Câmara de Osasco

É uma homenagem a toda mulher trabalhadora, guerreira, que se envolve na luta sindical, política, para construirmos um país melhor”

Por Assessoria de imprensa do vereador Valdir Roque
Quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Na noite de quarta-feira, 27, foi realizada sessão solene na Câmara Municipal de Osasco para as entregas de placa comemorativa pelos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e título de cidadã osasquense a Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, filiado à CUT.

As honrarias foram concedidas por intermédio do vereador Valdir Roque (PT). “Hoje é um dia muito especial a todas as trabalhadoras e trabalhadores. É um grande orgulho homenagear esta central sindical combativa, aguerrida, a maior do país, na luta em defesa dos trabalhadores. E Juvandia Moreira, essa baiana guerreira que entrou para a história sindical brasileira como a primeira mulher presidente do Sindicato dos Bancários, um dos principais do país, onde tenho o orgulho de ter iniciado minha luta social e política”, disse Valdir Roque.

Ele ressaltou que “este título de cidadã osasquense não é uma homenagem só à Juvandia. É uma homenagem a toda mulher trabalhadora, guerreira, que se envolve na luta sindical, política, para construirmos um país melhor”.

O coordenador regional da CUT em Osasco, Valdir Fernandes, o Tafarel, destacou que “não é qualquer entidade que chega forte, crescendo, aos 30 anos, como a CUT. Nossa luta é difícil e se não houver atividades em parceria, esse reconhecimento do Legislativo, do Executivo, fica difícil fazer a luta sindical no Brasil”.

Ele afirmou ainda que “a CUT é uma central de diálogo, de grandes mobilizações, tanto sindicais quanto sociais, e está construindo sua história a cada dia”.

“É um grande orgulho ser homenageada junto à CUT”, disse Juvandia Moreira. “E esse título é para todos que fazem parte dessa luta, não só pra mim. Osasco é muito importante para a nossa base, tem a Cidade de Deus, sede do Bradesco, diversos bancos, e é palco de muitas lutas do Sindicato dos Bancários. Contem sempre conosco nas lutas da cidade, pois elas também são nossas”.

Ela também falou das lutas da CUT e do Sindicato em pautas importantes para toda a sociedade brasileira, como pela democratização dos meios de comunicação e a pressão pela reforma política.

O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli (PT), lembrou das histórias de lutas do Sindicato e da CUT: “O Sindicato dos Bancários tem um papel fundamental no enfrentamento à ditadura militar, na construção de um país mais democrático e com direitos aos trabalhadores”. Prascidelli também defendeu as lutas dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial e contra as terceirizações.
Zé Pedro, presidente do diretório municipal do PT de Osasco, destacou que os bancários ajudaram “fundamentalmente na criação da CUT”.

O presidente da Câmara de Osasco, Antonio Aparecido Toniolo (PCdoB) lembrou que o vereador pode dar um único título de cidadão osasquense por ano. “É uma escolha muito difícil e o vereador Valdir Roque teve uma felicidade muito grande em te conceder o título [a Juvandia]. Foi uma escolha acertadíssima”.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins (PT), o vereador Aluisio Pinheiro (PT), o chefe de gabinete da Prefeitura de Osasco, Rubens Bastos, o presidente da CMTO, Paulo Arnoni, o presidente do PCdoB de Osasco, José Luiz Shouga, e diversas lideranças sindicais, como a secretária de Comunicação da CUT-SP, Adriana Magalhães, e Ana Maria Rapini, diretora do Secor, entre outras personalidades.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.