Dilma lamenta acidente na Arena Corinthians

Pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida com o desabamento de um guindaste usado na construção do estádio

Por Portal Brasil
Quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Em sua conta no twitter, a presidenta Dilma Rousseff lamentou o acidente desta tarde, no "Itaquerão", em São Paulo. "Lamento profundamente as mortes de Fábio Luiz Pereira e de Ronaldo Oliveira dos Santos, trabalhadores da construção da Arena do Corinthians. Nesse momento de dor, envio minhas condolências às famílias suas famílias".

O ministro Aldo Rebelo divulgou nota oficial lamentando o acidente da tarde desta quarta-feira (27), na Arena do Corinthians, em São Paulo, que acabou ocasionando o falecimento de dois operários na construção do estádio.

"O Ministério do Esporte e todo o governo federal manifestam o mais profundo pesar pela morte dos operários Fábio Luiz Pereira, 42 anos, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, após acidente ocorrido no início da tarde desta quarta-feira nas obras da Arena Corinthians, em São Paulo. Expresso meus sentimentos aos familiares, aos amigos e aos colegas dos dois operários", disse Rebelo.

O guindaste, que fazia o içamento da peça última peça, de 420 toneladas, da estrutura metálica da cobertura lesta, tinha capacidade para sustentar até 1500 toneladas. De acordo com o gerente operacional, a estrutura da arquibancada não foi comprometida, apesar dos danos na parede leste do edifício, composta por um painel de LED, e na cobertura. “A estrutura não sofreu comprometimento. Esta era a última peça metálica da cobertura e na semana passada havíamos feito o mesmo procedimento. Houve danos apenas em parte da obra”, detalhou o gerente operacional da Odebrecht, empresa responsável pelo empreendimento, Frederico Barbosa.

Ainda segundo Barbosa, as condições de tempo estavam apropriadas para a operação. “São operadores capacitados pela empresa e trabalhavam com segurança. O guindaste tem capacidade três vezes superior à peça e tudo foi feito conforme as normas e procedimentos. Eu mesmo verifiquei as condições de vento e temperatura e não estava chovendo na hora do ocorrido”, explicou Barbosa.

A empresa e o clube aguardarão a conclusão da perícia para se pronunciarem sobre as causas do acidente e o futuro cronograma da obra. Em entrevista coletiva, o Corinthians e a Odebrecht também lamentaram as mortes em acidente com guindaste. No próprio canteiro de obras, o dirigente e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e Frederico Barbosa, lamentaram as mortes e em nome do clube e da empresa, prometeram dar toda assistência necessária às famílias das vítimas. “Apesar de todos os cuidados tomados, fatalidades como a de hoje acontecem. Vamos dar toda assistência às famílias, para tudo que necessitarem. É tudo que podemos fazer. O Corinthians e a Odebrecht lamentam o fato”, afirmou Sanchez.

Fifa

A Fifa também publicou em seu site oficial um pronunciamento sobre o acidente:

“A Fifa e o Comitê Organizador Local lamentam, com grande tristeza, as mortes dos trabalhadores no local da Arena de São Paulo, na capital paulista. Queremos enviar nossas sinceras condolências às famílias dos operários que morreram tragicamente hoje.

A segurança dos trabalhadores é de alta prioridade para a Fifa, o COL e o governo federal. Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as companhias encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da Fifa 2014.

As autoridades locais irão investigar os motivos que levaram a este trágico acidente. Por favor, entenda que não estamos na posição de fazer comentários adicionais, já que estamos esperando por mais detalhes. Assim que a Fifa receber mais informações, enviaremos uma atualização.”

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, ainda, nota em seu site. De acordo com o texto, o presidente da CBF, José Maria Marin, estava despachando na sede da entidade, em reunião de trabalho, no Rio de Janeiro. Assim que tomou conhecimento do acidente no estádio do Corinthians, em Itaquera, Marin telefonou para o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, pondo a entidade à disposição para a prestação de qualquer tipo de assistência que se fizer necessário.

“O presidente Marin lamenta e se solidariza também com os parentes dos operários mortos no acidente.”




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.