Caso Siemens/Alstom, Nota da Bancada do PT
Os deputados do PT não estão pré-julgando ninguém, mas reiteram que todas as denúncias sobre o caso sejam investigadas, que os responsáveis pelos atos ilícitos sejam punidos e o erário estadual ressarcido
Quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Com relação às denúncias de irregularidades e supostos pagamentos de propinas que envolvem contratos entre as empresas Alstom e Siemens com o governo do Estado de São Paulo, desde 2008, os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, apresentam denúncias e buscam o esclarecimento dos fatos. Os parlamentares petistas foram signatários de 15 representações solicitando investigação aos Ministérios Públicos Estadual e Federal.
A atuação da Bancada se pauta dentro das prerrogativas do trabalho parlamentar, entre as quais se inclui a função de fiscalizar as ações do Executivo, diferente de como age o governador Geraldo Alckmin que, ciente das denúncias que apresentam fatos relevantes como a afirmação do diretor da empresa Siemens sobre a existência de cartel, desconsiderou o Ministério Público e criou uma Comissão de Notáveis que, até o momento, não apresentou nenhum resultado.
Diante de fatos tão consistentes, políticos do PSDB tentam agora inverter a lógica. Ao invés de fazerem a investigação dos contratos e de seus agentes denunciados, querem investigar quem, no exercício de seu direito, apresentou as denúncias aos órgãos responsáveis e por meio de instrumentos legais.
É neste sentido que a Bancada do PT se solidariza com o deputado licenciado Simão Pedro que está sendo vítima de políticos que não prezam pela transparência da administração pública e não querem que a verdade dos fatos venha à tona.
Os deputados do PT não estão pré-julgando ninguém, mas reiteram que todas as denúncias sobre o caso sejam investigadas, que os responsáveis pelos atos ilícitos sejam punidos e o erário estadual ressarcido.
Deputado Luiz Claudio Marcolino
Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo