Metalúrgicos do ABC mantêm cursos com 1,5 mil alunos
Com capacitação técnica e formação sindical meta é chegar a mais de 5 mil alunos até o final de 2014; a escola é aberta e todos os cursos são gratuitos
Terça-feira, 26 de novembro de 2013
A Escola de Formação Sindical, atualmente mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em Diadema, atende a 1500 alunos com cursos de formação técnica e política. Ela foi construída para ser de formação integrada, aberta para toda a comunidade. A escola existe há mais de vinte anos e oferece vários cursos de formação intelectual por meio das parcerias com o Senai e o Instituto Federal.
Cláudio é metalúrgico e já está no sexto curso na escola, está fazendo aulas de controle de qualidade. “Como eu faço soldas, aproveito para fazer esse curso e me qualificar mais para ter mais experiência e aproveitar isso na empresa onde trabalho”, disse em entrevista à TVT.
Além da formação técnica, a escola oferece também formação política no curso Sindicato e Cidadania. “A gente acredita que o trabalhador não pode ser puramente técnico, porque assim ele deixa as outras partes de lado, então é importantíssimo que ele seja introduzido dentro da sociedade, como cidadão, ele tem que ter este conhecimento de cidadania, de como funciona a sociedade, de como se destacam procedimentos políticos”, afirma Ivaldo Nunes Bezerra, formador voluntário do curso cidadania e política.
Todas aulas são ministradas por dirigentes sindicais ou formadores voluntários. João Paulo Oliveira dos Santos é voluntário, mas antes foi aluno do curso. “Enquanto trabalhador na fábrica fui um dos participantes do curso e isso acabou despertando este senso crítico, de você querer debater a sociedade, e quando me tornei dirigente sindical me vi na oportunidade de ser formador voluntário”, afirma.
A meta da Escola de Formação Sindical, até o final de 2014, é chegar a mais de 5 mil alunos. A escola é aberta para a comunidade, mas existe uma existe uma reserva de vagas para quem é da base metalúrgica. Os cursos são gratuitos.
Assista aqui a reportagem da TVT: