![](/imag/vinheta/noticia.png)
Mauá terá residência médica em cinco especialidades
Já estão abertas as inscrições para os médicos interessados
Segunda-feira, 25 de novembro de 2013
No mês de setembro a secretaria de saúde de Mauá formalizou o desejo de implantar Residência Médica na rede de Saúde Municipal. Toda a documentação foi enviada à Comissão Nacional de Residência Médica e posteriormente aconteceu a visita técnica de avaliação.
Durante o mês de outubro o MEC divulgou portaria autorizando a criação da Residência nas cinco áreas solicitadas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Serão 17 vagas, todas para Residência 1 (primeiro ano).
Os médicos interessados em participarem da especialização deverão passar pela seleção pública, cuja inscrição já está aberta. O processo de seleção, coordenado pela Fundação Carlos Chagas, atenderá Mauá, São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Sorocaba.
As inscrições serão aceitas até ás 14h do dia 13/12/13, exclusivamente através do site www.concursosfcc.com.br. O edital completo também pode ser obtido no mesmo endereço eletrônico.
As provas estão previstas para o dia 05 de janeiro de 2.014, sendo que os aprovados deverão proceder a escolha de vagas e matrículas na última semana do mês de fevereiro. O início do Programa de Residência Médica está marcado para o dia 3 de março de 2.014.
A Residência Médica é modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Para implantação do programa a Secretaria de Saúde está firmando parcerias com a UNICID, Faculdade de Medicina da Fundação ABC e Renil. Para cada dois Residentes é necessário que as instituições forneçam um monitor para acompanhamento. Já o município destina um responsável por área.
Os programas de Residência Médica são autorizados para um período de cinco anos, podendo ser renovados.