![](/imag/vinheta/noticia.png)
Projeção do TSE hondurenho coloca candidato governista na frente
Juan Orlando Hernández tem 34.15 % dos votos, enquanto a candidata do Libre, Xiomara Castro, 28.45%
Segunda-feira, 25 de novembro de 2013
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de Honduras, o candidato do PN (Partido Nacional), Juan Orlando Hernández, tem 34.15 % dos votos, enquanto a candidata do Libre (Liberdade e Refundação), Xiomara Castro, tem 28.45%, após apuração de 42% das mesas de votação. A tendência é reversível.
O resultado parcial foi divulgado minutos após ambos os partidos declararem a vitória de seus candidatos nas eleições presidenciais em Honduras. Xiomara, em entrevista à rede multiestatal TeleSur, chegou a dizer: "sou a presidente de Honduras".
Jornais e rádios locais haviam informado pouco tempo antes os resultados de pesquisas de boca de urna. Enquanto a Radio Globo, famosa por ser um dos poucos veículos que se posicionou contra o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em 2009, apontava vitória de Xiomara, os jornais La Prensa e El Heraldo davam como ganhador Hernández.
O Libre havia denunciado nesta semana irregularidades na organização das eleições e que o candidato governista estaria promovendo uma "campanha suja". Em comunicado, o Libre, criado a partir dos movimentos de resistência ao golpe, repeliu a “propaganda massiva do partido do governo, saturada de ameaças, ataques e anúncios de forças militares cheios de violência”. Os partidários pediram que o TSE interviesse na campanha publicitária, sem sucesso.