Sistema permite localização de ônibus em tempo real

Projeto permite planejar uso do transporte público e paulistano pode saber localização de um ônibus a cada 85 segundos

Por Ministério do Planejamento
Sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Em São Paulo, é possível saber a localização de um ônibus a cada 85 segundos. Também já foi disponibilizado para os cidadãos quando o veículo de transporte público deve passar pelo ponto, a velocidade do trajeto e ainda o tempo de viagem nos principais corredores da cidade. Este é o Projeto Olho Vivo, da São Paulo Transportes (SPTrans), que foi apresentando na tarde desta quinta-feira (21), durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos.

Desenvolvido a partir de dados abertos, o projeto é uma das ações da SPTrans com o tema. A empresa também já divulgou nesse formato o horário programado das partidas dos ônibus, linhas disponíveis, pontos espalhados pela cidade, frota por empresa e as multas de cada veículo.

O diretor da SPTrans, Ciro Biderman, explica que o projeto de ampliação da divulgação de dados abertos existe desde o começo do ano. “O projeto teve uma grande resistência dentro da empresa em seu início, mas ganhou projeção após as manifestações de junho”, relatou, referindo-se aos apelos por melhores serviços de transportes ocorridos na cidade.

Durante o painel “Casos Locais: Abertura nos Estados e Municípios” também foram apresentadas experiências de Alagoas, Minas Gerais e de Recife. O debate continua nesta sexta-feira, 22. Na ocasião serão apresentadas as ações da Câmara Municipal e Prefeitura de São Paulo e do governo do estado do Rio Grande do Sul.

O 2º Encontro Nacional de Dados Abertos é promovido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.