Aulas do IFSP Sorocaba começam no início de 2014 com os cursos de Eletrônica e Mecatrônica
A articuladora da vinda do IFSP, deputada Iara Bernardi, apontou a necessidade de uma unidade de ensino federal para a região
Sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Através de uma Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (21), ficou definido que os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Sorocaba, a partir de 2014, serão Eletrônica e Mecatrônica. A articuladora da vinda do IFSP, deputada Iara Bernardi, apontou a necessidade de uma unidade de ensino federal para a região. “Sorocaba tem diversas universidades particulares, escolas técnicas estaduais e duas universidades públicas, uma estadual e outra federal. Estava faltando um Instituto da credibilidade do IFSP para completar este pólo educacional na cidade.”
O trabalho pela instalação do IFSP se deu graças à força tarefa entre os parlamentares petistas, deputada Iara Bernardi, deputado Hamilton Pereira e os vereadores, Carlos Leite e Izídio de Brito, em conversas com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e a diretoria do IFSP, através do reitor, Eduardo Antonio Modena.
O IFSP Sorocaba
As inscrições para o vestibular do IFSP em todo o estado de São Paulo já estão abertas e podem ser feitas através do site (http://www.ifsp.edu.br/) e já vale para as vagas – ainda não contabilizadas – de Sorocaba. Segundo o professor e futuro diretor do IFSP Sorocaba, Alexandre Chadad, será aberto um edital de concurso para contratação de professores, assim, definindo o número de vagas oferecidas aos interessados.
O Instituto funcionará, inicialmente, no piso superior do Núcleo ETC da UFSCar, Santa Rosália, num espaço de 10 mil metros quadrados e será dividido em seis salas, banheiros masculino e feminino, copa e hall de entrada.
Em 2014 serão oferecidos os cursos de Eletrônica e Mecatrônica. Já em 2015, o objetivo é ampliar para Tecnologia em Aeronave, Cuidador de Idosos e outros, que serão oferecidos no novo campus construído a partir do ano que vem.
Em fase de finalização
As obras no piso superior do Núcleo ETC da UFSCar estão em fase de finalização e devem ser entregues na primeira semana de dezembro. As obras foram vistoriadas na tarde da última quinta-feira (07) pela deputada Iara Bernardi (PT/SP) - articuladora da vinda do IF para Sorocaba - e estão sendo custeadas por meio de uma emenda da parlamentar de R$ 600 mil.
Pronatec
Outra luta da deputada Iara Bernardi é a adesão do Projeto Pronatec, do Governo Federal, que oferece mais de 100 mil vagas em todo o Brasil e que deve chegar a Sorocaba. A deputada, acompanhada do deputado Hamilton e dos vereadores, Carlos Leite e Izídio de Brito, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo de Almeida, para tratar da implantação do Projeto na cidade.
Durante a Audiência desta quinta-feira, Geraldo colocou a Secretaria à disposição da deputada Iara e do IFSP para adesão do Pronatec.