Brasilidade: Cientista Carlos Nobre é o primeiro brasileiro em conselho consultivo da ONU

Ele explica que são 26 cientistas do mundo todo, cobrindo todas as áreas do conhecimento, que buscam entender e propor trajetórias de sustentabilidade ao planeta

Por Blog do Planalto
Quinta-feira, 21 de novembro de 2013


Carlos Nobre é Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação e tornou-se o primeiro brasileiro convidado a integrar o Conselho Consultivo Científico da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o papel de formular estudos e análises para tentar aconselhar o secretário-geral da entidade sobre sustentabilidade, abarcando um amplo conceito.

Ele explica que são 26 cientistas do mundo todo, cobrindo todas as áreas do conhecimento, que buscam entender e propor trajetórias de sustentabilidade ao planeta. Segundo o secretário, o Brasil tem sido um protagonista importante na questão da sustentabilidade, que emergiu nas últimas duas décadas, quando hospedou a Rio 92, histórica conferência da ONU sobre desenvolvimento e meio ambiente, e, em 2012, a Rio+20.

“Mas não só hospedou essas importantes reuniões globais sobre sustentabilidade, mas também é um país que tem dado passos práticos para buscar uma trajetória de sustentabilidade. Dos países em desenvolvimento, o Brasil é o que mais se destaca por colocar a sustentabilidade como eixo central de seu desenvolvimento. Então é esta experiência e essa visão de futuro do Brasil que eu gostaria de levar ao Fórum de Alto Nível sobre sustentabilidade global”, afirma.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.