Missão da AIEA visitará Fukushima para avaliar desmonte da usina nuclear

Estima-se que o processo de desmantelamento de equipamento, afetado por tsunami em 2011, levará entre 30 e 40 anos

Por Opera Mundi
Terça-feira, 19 de novembro de 2013


Uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitará o Japão para analisar os trabalhos de desmantelamento da usina de Fukushima, informou nesta terça-feira (19/11) o governo japonês.

O grupo, formado por 19 especialistas, revisará entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro "o roteiro em médio e longo prazo para o desmonte dos reatores da central de Fukushima e os trabalhos associados", explicou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

A missão da AIEA buscará "proporcionar conhecimentos e conselhos sobre os esforços, especialmente dos recentes desafios e medidas para atenuar o problema da água contaminada e a remoção do combustível usado pelo reator quatro", detalhou.

Assim como outras missões da AIEA, após visitar a central de Fukushima e antes de encerrar seu trabalho, a equipe vai apresentar suas impressões, assim como informações sobre o índice de contaminação do mar, onde se acredita que a central tenha derramado diariamente cerca de 300 toneladas de líquido radioativo.

Por isso, no início de novembro, a AIEA enviou uma equipe para coleta de dados e amostras de água do mar para analisar os níveis de radiação, que agora servirão para missão avaliar o estado de desmantelamento da usina.

A viagem da AIEA vai acontecer uma semana após os técnicos da central terem começado o trabalho para remover o combustível usado no reator 4 (considerado o primeiro passo no desmantelamento da usina), enquanto mantêm a luta para controlar o vazamento de água radioativa.

Estima-se que o processo de desmantelamento de Fukushima levará entre 30 e 40 anos.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.