Conselheiros do COMPIR tomam posse em Cubatão

Na mesma solenidade, a prefeita assinou decreto transformando o ponto facultativo de 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - em Feriado Municipal, como já ocorre em muitos municípios brasileiros

Por Prefeitura de Cubatão
Terça-feira, 19 de novembro de 2013


Tomaram posse nesta segunda-feira, dia 18, no gabinete da prefeita Marcia Rosa, os integrantes do COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cubatão (ex-Conselho da Comunidade Negra), que agora abrange também o segmento indígena. Na mesma solenidade, a prefeita assinou decreto transformando o ponto facultativo de 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - em Feriado Municipal, como já ocorre em muitos municípios brasileiros.

Falando em nome dos novos conselheiros, Júlio Evangelista Santos Júnior, titular do Departamento Especial de Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura, destacou a importância de reativação do Conselho, após sete anos de vacância. "De fato, é preciso reativar e desenvolver políticas para esse segmento da sociedade, sem medo de retaliações. Não podemos ser um Conselho apenas de gabinete, pois o nosso movimento está maduro para atuar", afirmou.

Em seguida, José Carlos Ribeiro dos Santos, secretário de Governo, lembrou do tempo em que tambem atuou nos movimentos em defesa da comunidade negra, afirmando que "o 20 de novembro é resultado de um acúmulo de lutas, uma conquista de todos. E por isso é emocionante participar de um momento como este".

Em seu pronunciamento, a prefeita Márcia Rosa disse que, assim como os negros e outros grupos étnicos já vêm fazendo, todos os moradores da Cidade "precisam contribuir para recuperar a identidade de Cubatão". E citou como exemplo a exposição de fotos ampliadas, nos pontos de ônibus, sobre a vida e as pessoas de cada bairro. "É assim que vamos nos apropriando da nossa história e superando os preconceitos que, mais do que latentes, são dormentes e hipócritas", declarou.

Marcia Rosa disse que o negro brasileiro continua sendo olhado de uma maneira diferente: "Por isso, ainda há muita luta no caminho da construção de um novo acesso social". Em resposta, Sueli Machado Gomes, conselheira representante do segmento Movimento Negro, agradeceu a palavra de todos e afirmou: "A cor da pele nunca foi importante. O que é importante é o caráter das pessoas".

Conselhos e Suplentes - Pelos órgãos públicos, Adenilson Custódio de Oliveira e Angela dos Santos Teixeira (Gabinete da Prefeita), Julio Evangelista Santos Junior e Antonio de Pádua Maia Azevedo (Secretaria de Assistência Social), Janete Ferreira dos Santos Souza e Pedro Nolasco Pereira de Almeida (Secretaria de Educação), Sheila Regina Nunes e Angela Cristina da Silva (Secretaria de Saúde), Vanderlei Fernandes de Farias (Secretaria de Gestão), Rosilda Domingues Mesquita e Cleonice da Silva Abreu (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Juliana Souza e Jossé Ambrósio (Secretaria de Cultura), Elida Oliveira Amorim Coltro e Gilmar Balbino dos Santos (Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável).

Pela sociedade civil, Sueli Machado Gomes (Movimento Negro), Adelaide Doria de Matos e Milca Baptista Rocha (Mulheres Negras), Paloma dos Santos (Juventude Negra), Jéssica Lopes da Silva Souza (Comunidades Tradicionais - População Indígena), Luzinaldo de Santana e Wladimir de Paula Penha (Comunidades Tradicionais - Religiões de Matriz Africana), José Expedito Ferreira (Diversidade Cultural), Antonio Carlos Ribeiro (Educação, Pesquisadores, Intelecutais e Universitários Negros), Sarah de Jesus Vieiras e Letícia Soares Dias de Araújo (Ordem dos Advgados do Brasil - Subseção Cubatão.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.