Edinho preside última reunião da Executiva Estadual de sua gestão

PED, Ação 470, Encontro de prefeitos e transição das novas direções estiveram na pauta

Por Mandato do deputado Edinho Silva
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013


O deputado estadual, Edinho Silva, presidiu na manhã desta segunda-feira, dia 18, a última reunião da Executiva Estadual de sua gestão. O dirigente, eleito em 2007 e reeleito em 2009 com mais de 90% dos votos dos filiados, faz a transição do cargo para Emídio de Souza, no dia 09 de dezembro, na capital paulista. “Agradeço a todos os companheiros e companheiras que desde 2007 estão comigo nessa jornada de construção do nosso projeto”, disse Edinho ao final do encontro.

A reunião teve como pauta principal o balanço do PED (Processo de Eleição Direta) ocorrido no último dia 10, quando mais de 80 mil petistas foram às urnas eleger as novas direções em todas as instâncias (Nacional, estaduais, municipais e zonais, além das chapas). “Fizemos um levantamento sobre a composição da nova Executiva e do Diretório, com base nos resultados numéricos”, disse.

Segundo Edinho, a composição das novas direções obedecerá às novas regras deliberadas pelo partido no seu último Congresso no que tange à participação das mulheres, dos negros e jovens. “Parabéns novamente a todos os companheiros candidatos à presidência e às chapas participantes do PED no PT de São Paulo. Estou certo que fizemos deste processo um exemplo de democracia, organização e valorização da nossa militância e filiados”, destacou.

Na pauta ainda da reunião, as definições sobre as posses dos novos dirigentes. Foi deliberada a transição dos Diretórios Municipais em até dia 07 de dezembro. Os 20 novos coordenadores das Macrorregiões do PT tomarão posse juntamente com a Direção Estadual e o presidente Emídio de Souza, dia 09 de dezembro, em solenidade a ser realizada em São Paulo.

Antes das posses, porém, Edinho ainda terá a tarefa de organizar dois grandes eventos do PT paulista: o Encontro de Prefeitos e Vices e o Encontro de Vereadores. As atividades também estiveram no centro da pauta da reunião realizada hoje.

O Encontro de Prefeitos e Vices será realizado nesta quinta-feira, dia 21, em Santo André e contará com a participação do ex-presidente Lula. Estão sendo convidados os 73 chefes do Executivo Municipal eleitos em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores, bem como os mais de 60 vices. Também devem estar presentes os coordenadores de Macros, Executiva Estadual, além de deputados federais, estaduais e ministros. O Encontro será na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André (rua Airó 69, Vila Boa Vista). Já o Encontro de Vereadores será realizado no início de dezembro com a presença também do ex-presidente Lula. O local está sendo definido.

Ação 470

A reunião da Executiva também foi marcada por intenso debate sobre conjuntura política e a Ação Penal 470. “Desrespeitar o Estado de Direito, o princípio do contraditório e o aparato legal é enfraquecer a própria democracia”, argumentou Edinho em seu microblog (www.twitter.com/edinhosilva). Na sexta-feira, dia 15 de novembro, o PT de São Paulo divulgou nota ratificando essa posição amplamente divulgada em outras oportunidades.

O Diretório Estadual ainda reproduziu a nota assinada pelo presidente nacional, deputado Rui Falcão, a qual, segundo Edinho, expressa oficialmente a posição do Partido dos Trabalhadores.

Segundo a nota oficial, a determinação do STF para a execução imediata das penas de companheiros condenados na Ação Penal 470, antes mesmo que seus recursos (embargos infringentes) tenham sido julgados, constitui casuísmo jurídico e fere o princípio da ampla defesa.

“Embora caiba aos companheiros acatar a decisão, o PT reafirma a posição anteriormente manifestada em nota da Comissão Executiva Nacional, em novembro de 2012, que considerou o julgamento injusto, nitidamente político, e alheio às provas dos autos. Com a mesma postura equilibrada e serena do momento do início do julgamento, o PT reitera sua convicção de que nenhum de nossos filiados comprou votos no Congresso Nacional, nem tampouco houve pagamento de mesada a parlamentares. Reafirmamos, também, que não houve da parte dos petistas condenados utilização de recursos públicos, nem apropriação privada e pessoal para enriquecimento”, diz um trecho da nota.

“Expressamos novamente nossa solidariedade aos companheiros injustiçados e conclamamos nossa militância a mobilizar-se contra as tentativas de criminalização do PT”, conclui o documento.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.