Assistência Social lança Busca Ativa em Guarulhos

O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida, do senador Eduardo Suplicy, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes e diversas autoridades

Por Secom Guarulhos
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013


A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social lançou nesta segunda-feira, dia 18, o Busca Ativa – programa criado com a finalidade de localizar as famílias que estão em situação de extrema pobreza, mas não recebem o benefício do Bolsa Família. O lançamento aconteceu durante a festa de comemoração dos 10 anos do Bolsa Família, na área externa do Paço Municipal, no Bom Clima. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida, do senador Eduardo Suplicy, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes e diversas autoridades.

Para o prefeito Almeida, o programa vai inverter a realidade social de Guarulhos. “Antes o governo ficava esperando as pessoas pedirem ajuda. Agora, as equipes do Busca Ativa vão procurar onde elas estão.” O prefeito explicou que milhares de famílias perderam a dignidade e a esperança e, por isso, não conseguem pedir ajuda, mas as equipes do Busca Ativa vão trabalhar para encontrá-las.

De acordo com Genilda Bernardes, a meta é reduzir o número de famílias em situação de extrema pobreza através da inclusão nos programas sociais. Imagem removida pelo remetente. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, 62.660 pessoas vivem em situação de extrema pobreza na cidade. Dentre elas, 44 mil recebem o Bolsa Família. “O Busca Ativa vai procurar as mais de 18 mil pessoas que não recebem o Bolsa Família, apesar de estarem em situação de extrema pobreza”, afirmou Bernardes.

O senador Eduardo Suplicy disse que o esforço do governo de Guarulhos está contribuindo para que o Brasil avance em direção à erradicação da pobreza. “O Bolsa Família vai levar dignidade e liberdade para todos e um dia teremos um país sem miséria.”

O programa Busca Ativa começou a funcionar como projeto piloto na região de Cumbica. De uma equipe de 40 agentes, 20 estão visitando as casas e os outros 20 são responsáveis pelo cadastramento das famílias. Em dez dias de trabalho foram localizadas cerca de 1.500 famílias que se encaixam no perfil para receber o benefício. Uma grande estrutura com tenda, mobiliário, veículos e técnicos da Secretaria de Assistência Social será montada nos bairros para fazer os cadastramentos e entrevistas.

As famílias cadastradas pelo Busca Ativa também terão acompanhamento do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), além de visitas periódicas de técnicos da Secretaria. Essas famílias serão público-alvo prioritário do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho); os jovens de baixa renda serão encaminhados para o Projovem Adolescente e as crianças em situação de trabalho infantil irão para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Enquanto aguardam para receber o Bolsa Família, os cadastrados receberão outros benefícios como Renda Cidadã, Cartão Alimentação e Benefício de Prestação Continuada (BPC).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.