Programação da Prefeitura para o Dia da Consciência Negra terá shows de Arlindo Cruz, Dexter e Emicida

Vale do Anhangabaú receberá uma série de atrações entre os dias 19 e 20 de novembro. Além de shows de artistas como Emicida, Arlindo Cruz e Dexter, local terá ainda feira gastronômica e cultural

Por Secom Prefeitura de São Paulo
Segunda-feira, 18 de novembro de 2013


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial promove nos próximos dias 19 e 20 de novembro uma série de shows no Vale do Anhangabaú. Com o tema “Música, Dança e Resistência”, a festa trará uma variedade de atrações de diferentes gêneros. No palco, samba, funk, soul, hip hop e outras vertentes musicais negras darão o tom da festa, enquanto números de dança animam o público.

Os shows terão nomes como Arlindo Cruz, sambista com mais de 550 músicas gravadas por diversos artistas; Dexter, um dos músicos que protagonizaram a volta do rap na Virada Cultural em 2012; Izzy Gordon, cantora paulista de soul, e jazz e blus; e os rappers Rappin’ Hood e Emicida. Keith Sweath, cantor e compositor norte-americano de soul e R&B também tem presença confirmada no evento.

A programação completa do show pode ser conferida no hotsite http://consciencianegra.prefeitura.sp.gov.br/show/. Nos intervalos dos shows, as lendárias equipes de som dos bailes black dos anos 70 e 80, tais como Zimbabwe, Chic Show, Black Mad, Projeto Dinamite e Os Carlos, irão animar a galera, trazendo samba-rock, soul e funk.

No dia 20, a alguns metros do palco principal, na Praça do Correio, a Secretaria de Esportes Lazer e Recreação (SEME) realizará uma baile voltado para a terceira idade. Com repertório black, o baile será realizado das 12 horas às 16 horas.

Feira Gastronômica e Cultural
Também no Vale do Anhangabaú, cerca de 30 expositores de artesanatos, moda e acessórios e mais dez barracas com a culinária afro-brasileira irão compor as comemorações em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A feira funcionará das 16 horas à meia-noite do dia 19, e das 10 horas à meia-noite do dia 20.

Junto à exposição e ao espaço gastronômico, acontecerão ainda atividades culturais, como intervenções poéticas, oficinas, rodas de samba e capoeira. Haverá ainda apresentações de grupos teatrais e culturais internacionais: Parodiantes da Ilha (São Tomé e Príncipe), A Cavaqueira do Poste (Moçambique) e GTO Teatro do Oprimido (Guiné Bissau).

Mês da Consciência Negra
Além das atrações reunidas na véspera e no próprio Dia da Consciência Negra, a Prefeitura apoia ainda uma série de atividades que se estenderão até o final do mês em diversos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e também em Clubes Esportivos Municipais.

São apresentações de teatro, aulas e oficinas de capoeira - atividade cultural e esportiva legitimamente brasileira -, além de jogos de basquete de rua, futebol, exercícios em piscina, vôlei adaptado, caminhada e lutas, como MMA e Kickboxing. A programação completa dessas atividades pode também ser conferida no hotsite do evento.

20 de novembro
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, como forma de homenagem a Zumbi dos Palmares, morto na mesma data, em 1695, e para marcar a luta contra o preconceito. A data e o feriado na cidade são garantidos pela Lei 13.707, de janeiro de 2004.

O prefeito Fernando Haddad criou em janeiro a Secretaria Municipal de Promoção a Igualdade Racial, que é liderada pelo secretário Netinho de Paula.

Em maio deste ano foi assinada uma Portaria Intersecretarial com cinco Pastas diferente que cria o grupo de trabalho ‘Educação das Relações Etnicorraciais’. O grupo trabalha, principalmente, na elaboração da proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. A Secretaria Municipal de Esportes é responsável pelo investimento na prática da capoeira e pela aproximação dos centros esportivos municipais às práticas educativas e de socialização que auxiliem na promoção da igualdade racial.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.