Mortos em furacão nas Filipinas chegam a 4.400, segundo ONU

Governo filipino diverge dos números das Nações Unidas; vítimas já começaram a ser enterradas em valas comuns

Por Opera Mundi
Sábado, 16 de novembro de 2013


As autoridades das Filipinas elevaram nesta sexta-feira (15/11) para 3.621 o número de mortos vítimas do tufão Haiyan, horas depois que a ONU calculou o número de mortos em pelo menos 4.400 pessoas na região central do arquipélago.

O chefe do Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres, Eduardo Del Rosario, afirmou que os feridos chegam a 12.165 enquanto outros 1.140 se encontram desaparecidos, informou a imprensa local.

No dia em que se completa uma semana da chegada do "Haiyan" ao litoral das Filipinas, Del Rosario reconheceu os problemas logísticos que desaceleraram a apuração das vítimas mortas.

Haiyan, que já é o terceiro pior desastre natural da história das Filipinas, arrasou várias províncias das Filipinas com ventos sustentados de 225 km/h e sequências com máximas que passavam dos 300 km/h.

"O tufão Haiyan e o furacão Katrina (que em 2005 atingiu a costa leste dos Estados Unidos) tinham a mesma intensidade. Se os Estados Unidos demoraram para dar resposta ao desastre meteorológico, como um país em desenvolvimento não vai demorar?", questionou à Efe de Tacloban Daniel Burgui, voluntário da Ação Contra a Fome.

Haiyan, com ventos de até 325 km/h, foi o tufão mais forte registrado e o terceiro desastre mais mortal da história recente das Filipinas.

Luto

Segundo a imprensa local, vítimas do tufão Haiyan já começaram a ser enterradas em valas comuns em Tacloban.

Cerca de 100 corpos foram colocados ontem em sacos pretos e depositados em valas comuns, sem cerimônia nem orações fúnebres, na presença de Alfred Romualdez, prefeito da capital da ilha de Leyte, em Visayas Oriental.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.