Atividades gratuitas em 22 clubes inauguram semana da consciência negra em São Paulo

Serão realizadas atividades gratuitas como aulas e oficinas de capoeira, jogos de basquete de rua, natação e futebol, além de palestras e debates sobre igualdade racial

Por Secom São Paulo
Sexta-feira, 15 de novembro de 2013


Para marcar o início das comemorações da semana da consciência negra, 22 clubes esportivos municipais oferecerão atividades gratuitas no próximo sábado (16). A intenção é promover a igualdade racial e lembrar a importância dos negros na cultura nacional. Entre as atividades estão aulas e oficinas de capoeira, atividade cultural e esportiva legitimamente brasileira, além de jogos de basquete de rua, futebol, exercícios em piscina, vôlei adaptado, caminhada e lutas, como MMA e Kickboxing.

Além disso, a programação inclui ainda palestras e debates sobre o assunto, exibição de filmes temáticos e atividades lúdicas para as crianças. Para participar do evento não é necessário ter a carteirinha dos clubes.

Na Casa Verde, por exemplo, o público poderá assistir e participar de apresentações de samba rock, samba, maracatu e rap, além de visitar o espaço da cultura negra com fotos, esculturas e objetos históricos. Será possível, também, aproveitar um almoço tipicamente baiano. Em Pirituba acontecerá um bate-papo com lideranças negras da região.

No Centro Esportivo Vila Independência haverá capoeira com o grupo Renascidos da Senzala e convidados. No Mandaqui, as atrações principais são a oficina de pintura, a contação de histórias com a temática “Zumbi dos Palmares” e a culinária africana, com o preparo de pratos típicos do continente.

O evento é uma parceria entre as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Recreação, e de Promoção a Igualdade Racial. Confira aqui a programa de cada Centro Esportivo.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, como forma de homenagem a Zumbi dos Palmares, morto na mesma data, em 1695, e para marcar a luta contra o preconceito. A data e o feriado na cidade são garantidos pela Lei 13.707, de janeiro de 2004.

O prefeito Fernando Haddad criou em janeiro a Secretaria Municipal de Promoção a Igualdade Racial, que é liderada pelo secretário Netinho de Paula.

Em maio deste ano foi assinada uma Portaria Intersecretarial com cinco pastas diferente que cria o grupo de trabalho ‘Educação das Relações Etnicorraciais’. O grupo trabalha, principalmente, na elaboração da proposta de implementação, acompanhamento e monitoramento da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas. A Secretaria Municipal de Esportes é responsável pelo investimento na prática da capoeira e pela aproximação dos centros esportivos municipais às práticas educativas e de socialização que auxiliem na promoção da igualdade racial.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.