Subprefeitura da Sé e Coordenação LGBT entregam primeira etapa da requalificação do Arouche

Esse foi o clima no Arouche nessa manhã de quinta-feira, 14,quando a Subprefeitura da Sé e a Coordenação de Políticas para LGBT (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) apresentaram ao público a primeira etapa do projeto de requalificação do Largo do Arouche

Por Secom Prefeitura de São Paulo
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013



Crianças da creche municipal da República correndo e brincando sobre dois grandes troncos de árvores transformados em bancos-esculturas. Idosos passeando e conversando tranqüilamente. Servidores da prefeitura municipal de São Paulo, comerciantes, jornalistas, ativistas, mídia LGBT conhecendo as novidades.

Esse foi o clima no Arouche nessa manhã de quinta-feira, 14,quando a Subprefeitura da Sé e a Coordenação de Políticas para LGBT (da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) apresentaram ao público a primeira etapa do projeto de requalificação do Largo do Arouche.

A iniciativa faz parte de uma ação de cuidado da Prefeitura com os espaços públicos e também de uma ação da Secretaria de Direitos Humanos/Coordenação de Políticas LGBT que visa requalificar o Largo do Arouche enquanto "território LGBT" de São Paulo. O Secretário de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal, Rogério Sottili esteve presente no local, dialogando com os presentes.

Foi plantada grama na praça, árvores foram podadas e cuidadas, a iluminação foi reforçada, vasos foram pintados e palmeiras Phoenix foram colocadas, em vasos, em diversos pontos

Além disso, dois bancos do artista Hugo França, esculpidos em troncos de árvores passam a fazer parte do cenário do Largo Arouche. Para o artista, é importante “usar as árvores mortas para reutilizá-las, e devolvê-las como parte do mobiliário urbano".

Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana ficará 24h no local, reforçando a segurança e a proteção do patrimônio.

“A ação é fundamental para zelar pela praça pública e permitir que as pessoas se apropriem dela e pedir também para que as pessoas cuidem desse espaço, porque ao mesmo tempo em
que é dever do cidadão é seu direito também. Portanto estamos lidando tanto com deveres como com direitos”, afirmou o subprefeito da Sé, Maurício Dantas.

‘’Fiquei impressionado com as melhorias do espaço, estou realmente satisfeito, mas acho importante se manter atento para que exista uma manutenção do espaço para que não ocorra nenhum tipo de degradação. Espero também que ocorram intervenções culturais para incentivar a ocupação do espaço público pela população LGBT.’’, comemorou André Pomba, DJ, produtor cultural e membro do Conselho Municipal LGBT.

Segundo o Coordenador de Políticas LGBT, Julian Rodrigues, essa é a primeira etapa de um processo que será permanente. Depois das melhorias físicas, haverá o início das intervenções culturais e artísticas.

"Hoje é um marco importante da nossa jornada para requalificar a região do Arouche, reforçando sua identidade com a comunidade LGBT, e ao mesmo tempo, celebrando a convivência com a diversidade, com todos os moradores e comerciantes. Em 2014 começam as intervenções artísticas com performances, música, filmes. Além disso, vamos, em diálogo com o mercado e sociedade civil, fortalecer o Largo do Arouche como um ponto turístico e simbólico LGBT", explica Julian.

VEJAM O ÁLBUM DE FOTOS;

https://www.facebook.com/politicaslgbtsp?fref=ts




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.