Taubaté: Nova Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos toma posse no dia 20

A solenidade da posse política acontecerá, no dia 30, na Associação dos Empregados do Comércio da cidade, a partir das 18h30

Por FEM/CUT
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013


No dia 20 de novembro tomará posse a nova Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. A solenidade da posse política acontecerá, no dia 30, na Associação dos Empregados do Comércio da cidade, a partir das 18h30.

O novo presidente é o metalúrgico na Volkswagen, Hernani de Oliveira Lobato. A eleição do Sindicato aconteceu em maio e junho deste ano. "Agradeço a toda categoria metalúrgica de Taubaté que depositou a sua confiança em nós”, frisa o novo presidente do Sindicato.

Segundo Hernani, uma das metas da nova Direção é a ampliação da organização no local de trabalho, por meio dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE). “Hoje temos 20 CSES, incluindo os aposentados, que totalizam 103 dirigentes. Vamos fortalecê-los na base e ampliar onde ainda não tem”, explica.

Na base da FEM, além de Taubaté, também adotam o modelo de CSE os sindicatos metalúrgicos do ABC, Sorocaba, Salto, Pindamonhangaba e Itu. O debate da viabilização do CSE está acontecendo nos demais sindicatos filiados à Federação. A FEM tem 14 sindicatos metalúrgicos filiados, que representam 250 mil trabalhadores no Estado.

O presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva, Biro Biro, foi eleito vice-presidente do Sindicato e parabenizou a nova Direção eleita em Taubaté.

Direção

A nova diretoria exercerá o mandato 2013/2017. No Vale do Paraíba, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté é a maior entidade sindical filiada à CUT, representando mais de 20 mil trabalhadores em sua base territorial, que tem 254 empresas em 11 municípios (Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão). Também é o terceiro maior sindicato da base da FEM, Sorocaba é o segundo (50 mil metalúrgicos na base) e o ABC paulista é o primeiro (100 mil metalúrgicos).

Perfil

De origem de família metalúrgica, o pai é aposentado na Ford, o metalúrgico na Volkswagen em Taubaté, Hernani de Oliveira Lobato, 35 anos, solteiro, descobriu a sua vocação em lutar pelos direitos dos trabalhadores aos 11 anos de idade. Naquela época, ajudava no Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Deputado César Costa, em Quiririm, bairro de Taubaté, onde vive atualmente.

Cursou SENAI e aos 18 anos começou no Sindicato dos Metalúrgicos, como auxiliar no Departamento de Comunicação e Imprensa. A partir daí, gostou da luta e se engajou nas mobilizações e no fortalecimento da categoria metalúrgica taubateense.

Em 2003, foi eleito diretor de base do Sindicato, então gestão do companheiro Biro Biro (que presidiu o Sindicato no período de 2003 a 2007). No ano de 2007, o Sindicato implantou o modelo de Comitês Sindicais de Empresas na base.Hernani foi eleito no CSE na VW e em 2010 assumiu o cargo de diretor adjunto na Executiva da Direção no Sindicato. “Aprendi muito com o companheiro Biro Biro. Se não fosse ele, eu não estaria hoje no movimento sindical. À frente da Direção do Sindicato, a nossa parceria será a melhor possível”, finaliza.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.