John McCain critica governo sobre espionagem: "devem acreditar que porcos sabem voar"

Republicano pede demissão de diretor da NSA e afirma que Obama deveria pedir desculpas

Por Opera Mundi
Segunda-feira, 11 de novembro de 2013


O senador republicano John McCain pediu neste domingo (10/11) a demissão do diretor da NSA (Agência de Segurança Nacional), Keith Alexander, após as revelações do esquema de espionagem norte-americano. Além disso, o candidato presidencial derrotado em 2008 ironizou o governo Obama sobre "quem obteve vantagens com as denúncias". "Se acham que Snowden não forneceu informação aos russos, então devem acreditar que porcos sabem voar", disse.

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, McCain responsabiliza os diretores dos serviços secretos de Washington pelo vazamento de documentos e pelo fato do ex-analista da CIA Edward Snowden ter transmitido à mídia europeia informações da NSA. O senador, no entanto, considera "normal" a "vigilância entre amigos" e condena apenas os "exageros".

"Eles (diretores da NSA) deveriam se demitir ou ser demitidos. Washington não responsabiliza mais ninguém. Há pouco, um comandante da Marinha despediu dois generais por causa de falha de segurança em uma base no Afeganistão. Digam-me quem é que foi despedido por causa do esquema de espionagem?", indaga o líder republicano.

McCain também criticou Barack Obama na polêmica com a chanceler alemã, Angela Merkel, que teve seu celular vigiado, segundo informação das agências internacionais, entre 2002 e 2013. "Obama deveria ter pedido desculpas. Já tive de fazer isso várias vezes ao longo da minha vida. A dor não demora muito tempo a passar", ironizou.

"Os amigos espiam amigos. Todos sabemos isso, mas antes havia alguns limites. Até certo ponto, esses limites existiam porque nós não tínhamos as capacidades [de espionagem] que temos agora. Mas quando chegamos ao ponto de invadir a privacidade de alguém que é líder da Europa, senão mesmo um dos principais líderes do mundo, Angela Merkel, precisamos admitir que foi um erro", disse.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.