Fernando Ferro sugere criação do vale-bicicleta
A ideia é que a bicicleta venha a ser usada como seu meio de transporte para o trabalho
Segunda-feira, 11 de novembro de 2013
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) apresentou na Câmara um projeto de lei que cria no Brasil o "Vale-Bicicleta", possibilitando que o trabalhador que já recebe atualmente o Vale-Transporte, possa optar por receber 50% deste valor a que tem direito por Lei, para a compra financiada de sua bicicleta. A ideia é que a bicicleta venha a ser usada como seu meio de transporte para o trabalho.
O projeto possibilitará ainda que o trabalhador, num processo permanente de incentivo a sua transição e adaptação à esta nova alternativa de transporte pessoal, mais saudável e ecologicamente correta, continue a receber parte dos seus vales transportes (demais 50%). O incentivo lhe possibilitará o uso, eventualmente, do transporte coletivo, em alguns dos dias em que as intempéries climáticas lhe impossibilite a sua livre locomoção por bicicleta ou como quando questões pessoais dificulte o uso deste mesmo meio de locomoção.
Os 50% restantes dos valores que o trabalhador normalmente tem direito como Vale-Transporte serão disponibilizados pelo empregador para que ele venha a comprar a sua bicicleta em até 12 meses.
Para o deputado Fernando Ferro, o Vale- Bicicleta, além de favorecer o trabalhador para que este ganhe mais autonomia para o seu deslocamento no seu dia da dia, irá também diretamente colaborar para a melhoria da mobilidade urbana nas cidades.