Projeto Litoral Sustentável realiza audiência participativa em Cubatão

Encontro será realizado no dia 13 de novembro, no Bloco Cultural

Por Prefeitura de Cubatão
Sexta-feira, 8 de novembro de 2013


O projeto Litoral Sustentável - Desenvolvimento com Inclusão Social, realizado pelo Instituto Pólis em convênio com a Petrobras, promove em Cubatão Audiência Participativa, no dia 13 de novembro, às 17h30, no Bloco Cultural, no Paço Municipal.

Dando continuidade ao processo participativo para a finalização da Agendas Municipais de Desenvolvimento Sustentável, a audiência vai discutir as ações estratégicas para a finalização do documento. As audiências estão sendo realizadas em todos os municípios da Baixada Santista e já foram feitas em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Além de cada agenda municipal, o projeto Litoral Sustentável também prepara uma agenda regional de desenvolvimento.

Participação - A audiência terá o seguinte funcionamento. A primeira parte terá início com a apresentação de um breve diagnóstico do município com foco no seu papel no desenvolvimento sustentável de toda a região, seguida pela apresentação das estratégias de desenvolvimento territorial.

No segundo momento, será aberta a palavra para a plenária de modo a ouvir a sugestão dos presentes para ações locais ou outras questões que julgarem importantes, que serão divididas entre os eixos temáticos. Após isso, as novas ações do projeto serão apresentadas, entre as quais a conferência final para apresentação do resultado do trabalho e a continuidade do projeto Litoral Sustentável com a criação do observatório para articular a implementação das ações da agenda ao longo dos próximos dois anos.

"O intuito desses encontros é ouvir a população e discutir como cada município se relaciona com as outras cidades da Baixada Santista e Litoral Norte. A ideia é verificar ainda com os moradores se as propostas estão de acordo com as necessidades de cada município", explica o coordenador geral do Projeto Litoral Sustentável, Nelson Saúle Júnior.

De acordo com o coordenador, o Instituto Pólis já está em conversa com a Petrobras para dar continuidade ao projeto em 2014, com a proposta do Observatório do Projeto Litoral Sustentável, que seria uma espécie de espaço público responsável em colocar em prática as ações que foram discutidas com a sociedade. "Vamos formatar as propostas e os projetos da agenda com a perspectiva de concretizá-los", salientou.

Cartão Servidor - O programa criado pela Prefeitura em 2010, que já injetou mais de R$ 100 milhões no comércio local, é um dos destaques analisados pelo Litoral Sustentável entre as iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável no Litoral Norte e Baixada Santista. Segundo o estudo, o Cartão Servidor Cidadão mostra como a cidade encontrou uma solução original para promover o desenvolvimento sustentável a partir de suas próprias características (Leia mais aqui).
Conheça os resumos executivos aqui.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.