Médicos cubanos começam atender população de Mauá

Inicialmente, os seis profissionais estrangeiros, se dedicarão as visitas domiciliares e atividades em grupo com as equipes da Estratégia de Saúde da Família - ESF

Por Secom Mauá
Sexta-feira, 8 de novembro de 2013


Depois de passarem por processo de integração com as equipes em que atuarão e receberem informações sobre a estrutura de saúde da cidade, os médicos cubanos, do Programa Mais Médicos, começaram o atendimento efetivo da população.

Inicialmente, os seis profissionais estrangeiros, se dedicarão as visitas domiciliares e atividades em grupo com as equipes da Estratégia de Saúde da Família - ESF. Isto possibilitará maior interação com a comunidade que atenderão.

Na UBS Zaíra I o Dr. Norberto Rosello Palma fez a primeira visita acompanhado de toda a equipe da ESF. O casal Pedro de Barros (90) e Judite Miguel Barros (88) é acompanhado por conta de hipertensão. Após ouvir os relatos sobre a situação de saúde de cada um, o médico orientou o casal de idosos com referência a alimentação e passou instruções que ajudarão a controlar a pressão arterial. “É preciso um regime alimentar que inclua mel, legumes, vegetais e frutas,” informou Norberto, falando pausadamente para se fazer entender.

“Temos que agradecer a Deus por este médico que atende com capricho e gosto pelo que faz, dando a receita e conversando pra gente evitar a doença,” afirmou o sr. Pedro de Barros.

Dr. Norberto, que além de médico da família é especialista em medicina desportiva, assegura que “as patologias são iguais em todo mundo, em Cuba, na Europa, na África e isto nós conhecemos. Os médicos cubanos estão qualificados para tratar em qualquer lugar do mundo”.

A presença de médicos estrangeiros despertou curiosidade entre os frequentadores das Unidades. A Sr.ª Elza Santana (60), moradora do Jardim Zaíra disse que “se falta médico no Brasil é muito bom que venha de fora. Nós precisamos é do atendimento.” Já dona Judite Barros, após a visita do médico cubano assegurou “eu preciso é do médico que me atenda bem, seja atencioso e paciente como ele foi. Pra mim não importa de onde vem. Preciso é desse bom atendimento”.

A Drª Suzana Campos Robortella faz parte do quadro da UBS Zaíra I e se mostrou contente com a presença dos profissionais estrangeiros na rede municipal. “Primeiro porque ter mais médicos é fundamental e muito bom, quando são tão qualificados como os profissionais de Cuba, que demonstram disponibilidade para atender e auxiliar esta comunidade, carente de um atendimento mais amplo,” afirmou a médica brasileira.

O Dr. Norge Luis Carrion, que começou a atender no Parque das Américas afirma “penso que temos de trabalhar muito para aumentar e elevar o grau de satisfação de nossa população oferecendo atendimento qualificado e humanizado para todos”.

As Unidades que passaram a ter atendimento de médicos cubanos são Zaíra I, Zaíra III, Feital e Parque das Américas.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.