Presidente do Tadjiquistão é reeleito para quarto mandato consecutivo
Emomalii Rahmon venceu eleições com mais de 80% dos votos
Quinta-feira, 7 de novembro de 2013
O presidente do Tadjiquistão, Emomalii Rahmon, foi reeleito com 83,6% dos votos, anunciou nesta quinta-feira (07/11) a CEC (Comissão Eleitoral Central) da antiga república soviética na Ásia Central.
"O candidato a presidente Emomalii Rahmon obteve 3.023.754 votos, 83,6% dos sufrágios emitidos", anunciou o presidente da CEC, Shermuhammad Shohiyon, em um pronunciamento à imprensa, ao proclamar a reeleição do chefe do Estado.
Segundo os dados definitivos anunciados por Shohiyon, a participação nas eleições foi de 86,6%.
Em segundo lugar ficou o comunista Ismoil Talbakov, com 5% dos votos, seguido pelo candidato do Partido Agrário Tollibek Buhoriev, que obteve 4,6%.
O presidente tadjique, de 61 anos, melhorou o resultado que conseguiu há sete anos, quando foi reeleito com 79,3% dos votos em eleições contestadas por observadores internacionais.
Rahmon, no poder desde 1994, obteve seu quarto mandato presidencial consecutivo, que será o último se não houver modificações na Constituição do país.
Desde que Rahmon ocupa a chefia de Estado a Carta Magna sofreu mudanças em duas ocasiões: em 1999 o mandato presidencial foi ampliado de cinco para sete anos e em 2003 foi introduzida uma modificação que permitiu que o presidente concorresse por mais dois mandatos.