Famílias mais pobres gastam em torno de 10% da renda com transporte público

O mesmo trabalho registrou que, entre os brasileiros com menor renda, cerca de 30% não usam o transporte coletivo por falta de dinheiro para pagar a passagem

Por PT Alesp
Quinta-feira, 7 de novembro de 2013


Foi lançada nesta quarta-feira (6/11) a Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte, na Assembleia Legislativa de São Paulo, sob a coordenação do deputado Gerson Bittencourt.

O parlamentar petista fez uma apresentação com propostas para o barateamento da tarifa. Na esfera estadual, Bittencourt sugeriu que o ICM seja zerado dos insumos que compõem o custo do transporte, o que baratearia em média 6,2% as tarifas. Atualmente, o ICMS do diesel é taxado em 12%, os pneus em 18% e os demais itens ficam na média de 12%. Clique aqui para ler a apresentação da deputado.

Segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as famílias brasileiras 10% mais pobres já gastam 10,7% da renda com transporte público. Já as 10% mais ricas aplicam apenas 0,5% para esse fim.

O mesmo trabalho registrou que, entre os brasileiros com menor renda, cerca de 30% não usam o transporte coletivo por falta de dinheiro para pagar a passagem.

Os deputados do PT que compõem a Frente são:

Gerson Bittencourt - Coordenador
Adriano Diogo
Alencar Santana Braga
Ana do Carmo
Ana Perugini
Antonio Mentor
Beth Sahão
Edinho Silva
Enio Tatto
Professor Tito
Hamilton Pereira
Isac Reis
João Paulo Rillo
Marco Aurélio
Telma de Souza




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.