Bill de Blasio vence com folga em NY
Pesquisas de boca de urna apontam vitória confortável sobre o republicano Joe Lhota, encerrando assim 12 anos de poder de Michael Bloomberg e mais de duas décadas sem eleger um prefeito democrata na cidade; aos 52 anos, o político praticamente desconhecido fez das desigualdades sua grande bandeira eleitoral
Quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Pesquisas de boca de urna apontam Bill de Blasio como o novo prefeito de Nova York, encerrando assim, 12 anos de poder de Michael Bloomberg e mais de duas décadas sem eleger um prefeito democrata na cidade.
Os resultados parciais indicavam sua confortável vitória sobre o republicano Joe Lhota, ex-presidente da Autoridade e Transportes Metropolitana (MTA) e ex-vice de Rudolph Giuliani, com 73% contra 24% dos votos.
O novo prefeito fez um discurso de 18 minutos, por volta das 22h40m, no QG de sua campanha, no Brooklyn:
“Queridos nova-iorquinos: hoje vocês falaram alto e claramente por uma nova direção para Nova York. Nosso trabalho está só começando. Não temos ilusões com relação às tarefas que nos esperam. Mas não se enganem: as pessoas desta cidade escolheram um caminho progressista”.
Aos 52 anos, o político praticamente desconhecido fez das desigualdades sua grande bandeira eleitoral. Embora Nova York seja uma das cidades com mais multimilionários no mundo, 21% da população vive abaixo da linha da pobreza. Isso equivale, segundo índice da prefeitura, a uma renda de US$ 30.944 anuais para uma família de quatro membros. Entre suas propostas mais debatidas estão o aumento dos impostos dos nova-iorquinos com renda superior a US$ 500 mil por ano para financiar uma ampla rede de pré-escolas em horário integral e o fim do stop-and-frisk, a controversa tática de policiamento do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) que permite que qualquer um seja parado e revistado na rua, mas costuma focar basicamente nas minorias.