Pesquisa em favela mostra melhoria da qualidade de vida e maior satisfação dos moradores
A pesquisa é um exemplo importante para o mundo inteiro de como é possível, com investimentos de apenas 2% do PIB nos últimos dez anos, fazer uma verdadeira revolução de inclusão social da sociedade brasileira, principalmente dos excluídos”, afirmou o parlamentar petista
Terça-feira, 5 de novembro de 2013
O deputado Fernando Marroni (PT-RS) registrou em plenário pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Data Favela e que aponta que 60% dos moradores dessas comunidades se dizem satisfeitos com a melhoria da qualidade de vida que tiveram nos últimos anos e 75% acham que a vida pode melhorar ainda mais. De acordo com Marroni, isso é prova de que as políticas de inclusão social dos governos do Presidente Lula e da presidenta Dilma são efetivas.
“ A pesquisa é um exemplo importante para o mundo inteiro de como é possível, com investimentos de apenas 2% do PIB nos últimos dez anos, fazer uma verdadeira revolução de inclusão social da sociedade brasileira, principalmente dos excluídos”, afirmou o parlamentar petista.
“Como deputado do PT, ex-prefeito da cidade gaúcha de Pelotas e militante do Partido dos Trabalhadores há mais de 30 anos, sinto-me extremamente realizado em ver que estamos conseguindo fazer aquilo que sempre defendemos e lutamos: melhorar a vida das pessoas, em especial daquelas mais pobres, das que mais precisam”, enfatizou Fernando Marroni.
Dados – A pesquisa “Radiografia da Nova Favela Brasileira” ouviu dois mil moradores de 63 comunidades brasileiras ao longo de 2013. A pesquisa revelou que 81% dos entrevistados gostam de viver na comunidade, 60% não têm vergonha de morar na favela, e 62% têm orgulho. E, ainda, 66% dos entrevistados não querem sair da favela; 51% acham que a favela melhorou e 76% acreditam que ainda vai melhorar mais.
Ainda segundo a pesquisa, a renda média de R$ 910 dos moradores dessas comunidades permitiu à população mais acesso aos bens de consumo: 85% dos moradores têm celular e 50% têm acesso à internet.