PED 2013: Secretaria Nacional de Organização divulga manual para o dia da eleição
Baixe aqui o Manual de Organização com orientações e esclarecimentos sobre credenciamento, votação, apuração e totalização dos botos
Quinta-feira, 31 de outubro de 2013
O Partido dos Trabalhadores realizará em novembro de 2013, respectivamente, nos dias 10 e 24 de novembro, o primeiro e o segundo turno do Processo de Eleições Diretas, o PED. Através deste processo serão renovadas todas as direções do partido pelo voto direto dos filiados e filiadas nos 4.808 diretórios organizados em todo o Brasil. Esta é a quinta vez que realizamos o PED e neste ano, importantes mudanças introduzidas pelo 4º Congresso Nacional do PT entrarão em vigor.
A partir de agora todas as instâncias e chapas inscritas deverão respeitar em sua composição a paridade de gênero e reservar vagas para as cotas que garantem maior participação dos jovens, dos negros e negras e dos povos indígenas na direção do Partido dos Trabalhadores. Além disso, os novos filiados e filiadas participaram de plenárias de filiação para a apresentação do PT, sua história e concepção, seus direitos e deveres partidários.
Seis candidatos estão inscritos para participar do PED 2013 Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Rui Falcão, Serge Goulart e Valter Pomar. Também estão inscritas oito chapas para o Diretório Nacional, Conselho Fiscal, Comissão de Ética e para o 5º Congresso Nacional do PT, são elas: “Constituinte por Terra Trabalho e Soberania”, “Contraponto Socialista”, “A Esperança é Vermelha”, “Mensagem ao Partido”, “É Pela Esquerda que queremos o Brasil”, “Partido é para todos”, “O Partido que muda o Brasil” e “Virar à Esquerda! E reatar com o Socialismo”. Através deste caderno queremos levar até você filiado ou filiada do PT uma breve apresentação das teses apresentadas por cada uma das chapas. Participe, o PT que nós queremos começa com o PED.
Este manual, é fruto das observações e sugestões dos dirigentes das Secretarias de Organização Estaduais e Municipais, para ajudar na organização do dia da eleição, esclarecendo como serão os procedimentos de credenciamento dos eleitores, votação, apuração e totalização dos votos, bem como a fiscalização de todo este processo pelas chapas e candidatos.
PARA BAIXAR O MANUAL. Clique aqui